“Herança Roubada” na Netflix: entenda o final do filme que despontou entre o público

“Herança Roubada” (“Stöld”), novo filme sueco da Netflix, se destacou entre os títulos em alta para assistir na gigante do streaming, em mistura de drama e suspense que conta a história real de uma jovem de uma comunidade indígena da Suécia, em busca de vingança contra um assassino. Entenda o final!

Final explicado de “Herança Roubada” da Netflix

O filme sueco é uma adaptação do livro homônimo escrito pela autora Ann-Helén Laestadius, inspirado em fatos reais, onde retrata a luta de uma jovem para defender sua ancestralidade indígena em um mundo onde a xenofobia só cresce.

Em “Herança Roubada”, Elsa (Elin Oksal) tem uma de suas renas morta por um caçador, quando enfrenta uma jornada cheia de altos e baixos, em busca de justiça. O final deixou o público apreensivo para saber se conseguiria vingança.

ALERTA: CONTÉM SPOILERS!

Depois que presenciou a morte da rena, quando era apenas uma criança, Elsa cresceu com sede de vingança contra os responsáveis por machucarem não só o animal indefeso, como também membros da sua tribo, os Sami.

Courtesy of Netflix © 2023

O caçador, revelado ainda no começo do filme, é Robert Isaksson (Martin Wallström), que mora perto da tribo dos Sami e faz parte de um grupo de suecos xenofóbicos que não aceita o povoado, desejando vê-los fora do país.

Isaksson e outros moradores da região se sentem preteridos e ignorados pelas normas governamentais, impostas em relação aos Sami e suas renas, que garantem proteção à tribo e seus animais, com quem têm relação de subsistência.

No decorrer do filme, descobrimos que Isaksson tem mais motivos para querer matar as renas dos Sami, já que é dono de um comércio ilegal de caça e vende as carnes dos animais, torturando o povo vizinho também por diversão.

Em uma das cenas mais marcantes de “Herança Roubada”, Isaksson chega a matar várias renas e faz uma espécie de altar com as carcaças, apenas para tirar sarro de Elsa e dos Sami, acusando os indígenas pelo crime.

Courtesy of Netflix © 2023

Perto do fim do filme sueco, Elsa dá uma entrevista para um jornal local, onde defende o seu povo e expõe provas que comprovem a inocência dos Sami, mas é barrada da tribo, que não aceita que uma mulher fale em nome deles.

Elsa consegue provas do comércio ilegal comandado por Isaksson, mas passa a ser perseguida, em momento que o assassino cai em um lago gelado e morre, ainda que a mocinha tente ajudá-lo, mesmo com todo mal que lhe fez.

O final acaba sendo feliz para Elsa, que continua protegendo a tribo de possíveis ameaças, além de fechar o comércio ilegal comandado por Isaksson, trazendo mais segurança ao povo Sami e seus agregados na história emocionante.

“Herança Roubada” está disponível no catálogo da Netflix para assinantes.

Para assistir na Netflix