Final de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” explicado: qual é o significado das cenas pós-crédito?

por | maio 6, 2022 | Filmes

Uma das estreias mais aguardadas do MCU, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” chegou aos cinemas brasileiros em maio, revelando ainda mais detalhes sobre a nova fase dos estúdios Marvel.

Seguindo os padrões das outras produções, o segundo longa de Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) também conta com duas cenas pós-créditos, no qual a primeira faz uma referência importante ao futuro da história, enquanto a segunda não passa apenas de uma brincadeira. Entenda!

CUIDADO: SPOILERS ABAIXO!

Explicação das cenas pós-crédito de “Doutor Estranho 2”

Principal foco do filme, o Darkhold – também conhecido como “Livro dos Malditos” – é o gancho central para o destino do Doutor Estranho. Depois de ter desfrutado da magia proibida, ele acaba sofrendo com as consequências, assim como foi explicado ao longo do filme.

Stephen Strange retorna em
Courtesy of Marvel Studios

Ao encontrar uma de suas variantes de outra dimensão, o Doutor Estranho Sinistro revela que o uso do livro de feitiços tem consequências que podem causar um caos no universo. Em seu caso, o personagem teve o terceiro olho aberto, permitindo que ele passasse a enxergar as outras dimensões e fosse dominado pela energia do caos – mesma coisa que acontece com o Strange original no final do filme.

Este livro foi um achado da Wanda (Elizabeth Olsen), na série “WandaVision” (2021), quando ela cruza com uma poderosa feiticeira que tenta roubar seus poderes. Nele, está escrito as conjurações mais poderosas e perigosas, que são um prato cheio para se espalhar o mal.

Para utilizá-lo, é necessário um intenso treinamento para não se deixar levar pelas forças que te atraem para o lado sombrio. Desta forma, na cena final, quando Stephen cai no chão e o terceiro olho é revelado, podemos entender que o nosso herói enfrentará ainda mais forças sombrias de perto, podendo ser uma porta de entrada para Chthon, o criador dor Darkhold.

Desta forma, na primeira cena pós-crédito, vemos a chegada de Clea (interpretada por Charlize Theron), uma nova personagem que controla a Dimensão Sombria, tendo muito conhecimento em magia. No entanto, por conta de uma atitude do Doutor Estranho, o universo dela começa a sofrer uma incursão.

Isso foi algo que apareceu em “Loki” (2021), quando um universo sobrepõe ao outro, causando uma destruição mútua. Buscando resolver o problema, Clea pede ajuda para Stephen, que aceita ir com ela para o reino dela, onde criaturas sinistras e demônios habitam.

Segunda cena pós-credito

Quanto a segunda cena apresentada, não passa de uma brincadeira! Sem ligação nenhuma com o futuro do MCU, nela o personagem de Bruce Campbell, que fez uma pequena aparição como um entregador de pizza, mostra o resultado após o Doutor Estranho fazer um feitiço com duração de três semanas.

Mais sobre o MCU