Colin Farrell homenageia o filho, James, ao criar instituição para ajudar jovens com necessidades especiais

Colin Farrell, ator premiado, é membro ativo da comunidade Angelman pelo filho

Convivendo há 17 anos com a síndrome rara do filho, James, Colin Farrell anunciou a fundação de uma instituição. A Colin Farrell Foundation visa fornecer suporte às crianças e mais jovens com deficiências intelectuais.

Por meio de educação e assistência, o ator, que falou pela primeira vez sobre o quadro do herdeiro, sonha em mudar a vida de todos que puder. De acordo com Colin, a fundação é uma forma, sobretudo, de honrar a história do filho.

Colin Farrell anuncia instituição em homenagem ao filho

James, atualmente com 20 anos, sofre de síndrome de Angelman, um raro distúrbio neurogenético. A doença causa retardo mental, bem como alterações de comportamento e características físicas próprias.

Segundo o ator, o desejo de abrir uma fundação, homenageando o filho e cuidando de outros com síndromes semelhantes, começou anos atrás. No entanto, o objetivo é não só ajudar no cuidado, mas também prestar assistência às famílias.

Colin Farrell (ETIENNE LAURENT/AFP via Getty Images)

“Há anos queria fazer algo no sentido de proporcionar maiores oportunidades para famílias que têm uma criança com necessidades especiais, para que recebam o apoio que merecem em todas as áreas da vida”, contou o ator, em entrevista à People.

“Falo com James como se ele tivesse 20 anos e tivesse fluência perfeita com a língua inglesa e capacidade cognitiva apropriada para sua idade. Mas não consigo discernir uma resposta específica dele ou se está confortável”.

“Tenho que tomar uma decisão com base no que conheço do espírito de James, que tipo de jovem ele é e a bondade que ele tem no coração”, acrescentou. Colin reforçou, além disso, que o filho não hesitaria em ajudar o próximo, mais um motivo que levou a homenageá-lo em sua fundação.

James, filho de Colin Farrell, com Kim Bordenave (Crédito: Reprodução/Instagram @kimbordenave)

“Se James soubesse que tirar sua fotografia no jardim dos fundos comigo, o que não é minha coisa favorita de se fazer, se nós fazendo isso poderíamos ajudar famílias e outros jovens adultos que vivem com necessidades especiais, ele diria: ‘Pai, do que você está falando? Por que você está me perguntando? É óbvio’. Então é por isso que estamos fazendo isso. Isso tudo é por causa de James — é tudo em sua homenagem”.

Durante a mesma entrevista, Colin comentou alguns dos sintomas de James no dia a dia. “(Ele tem) repetições e andar espasmódico. (…) Mas ele consegue se alimentar lindamente. Tenho orgulho dele todos os dias porque eu, simplesmente, acho que ele é mágico”,

A Fundação Colin Farrell se compromete em transformar a vida de indivíduos e famílias que vivem com deficiência intelectual por meio de educação, conscientização, defesa e programas inovadores.

Famosos