A série aborda o caso das “pílulas de farinha”, um dos maiores erros da indústria farmacêutica que gerou crianças no Brasil
“Pílula de Farinha: O Escândalo Que Gerou Vidas” é a nova série documental que estreou na HBO Max. A produção revisita o caso em que pílulas sem efeito do anticoncepcional Microvlar foram vendidas nas farmácias. O erro da farmacêutica causou diversas gestações não planejadas no Brasil.
Relembre o caso das “pílulas de farinha”

Em 1998, o laboratório Schering do Brasil realizou um teste de embalagem com pílulas de efeito placebo. A partir do teste, cerca de 600 mil comprimidos sem efeito do anticoncepcional Microvlar foram parar nas farmácias do país.
As “pílulas de farinha” foram compradas e ingeridas como um anticoncepcional, o que desencadeou em diversas gestações inesperadas. O caso criminal marcou a história como um dos maiores erros da indústria farmacêutica brasileira.
“Pílula de Farinha: O Escândalo Que Gerou Vidas”

A produção da HBO aborda o caso e o impacto das “pílulas de farinha” na vida de milhares de mulheres. Paloma, Silvana, Meire, Maria Lúcia e Inês tem suas histórias contadas por meio da séria documental.
“Pílula de Farinha: O Escândalo Que Gerou Vidas” apresenta a cobertura jornalística do caso, que revelou o erro e deu voz às vítimas, além das batalhas judiciais enfrentadas por elas. Na época, as vítimas chegaram a ser culpabilizadas e sofreram misoginia duranta as investigações do crime.
Os episódios com cerca de 40 minutos são lançados semanalmente — dois episódios já estão disponíveis na plataforma de streaming.
Confira o trailer oficial da série: