Ricardo Teodoro. (Créditos: Reprodução / Philipp Lavra)

Ricardo Teodoro, o Olavo de “Vale Tudo”, fala sobre sucesso: “Não imaginava a dimensão que teria”

O ator Ricardo Teodoro ganhou o público da novela com o personagem Olavo e dupla com Cauã Reymond

Ricardo Teodoro foi um dos destaques do remake de “Vale Tudo”, novela que chega ao fim no dia 17 de outubro. Interpretando Olavo, o ator trouxe carisma para o personagem trambiqueiro qu é grande amigo de César (Cauã Reymond).

Em entrevista ao Zappeando, ele falou sobre o fim da trama, a dupla de sucesso com Cauã Reymond, além de sua jornada como ator.

Ricardo Teodoro deu vida a Olavo

Ricardo Teodoro como Olavo em “Vale Tudo” (Crédito: Globo/ Fábio Rocha)

Em entrevista ao Zappeando, Ricardo Teodoro, de 37 anos, falou sobre a experiência de participar do remake de “Vale Tudo”, uma das novelas de maiores sucessos da TV Globo.

É muito simbólico fazer parte de uma obra que marcou gerações e continua tão atual. Foi um enorme desafio, porque a expectativa em cima desse remake era imensa, e isso me impulsionou a dar o meu melhor em cada cena”, contou ele.

Uma curiosidade sobre Ricardo é que ele nasceu em 1988, o ano de exibição da versão original da novela. Após suas experiências no teatro, cinema e séries, o ator interpretou seu primeiro papel central em uma novela.

“O ritmo da novela exige entrega diária e constância, e isso me ensinou muito sobre disciplina artística e coletividade, porque novela é uma obra construída a muitas mãos. Aprendi a confiar mais no processo e no instinto, já que muitas vezes não há tanto tempo de preparação”, relatou ele sobre a experiência.

César e Olavo

Um dos grandes destaques do remake foi a parceria de Ricardo e Cauã Reymond, em cena como Olavo e César, respectivamente. A dupla de amigos trambiqueiros trouxe um toque de bom humor para a trama de “Vale Tudo”.

“Não imaginava a dimensão que teria. Eu sabia que era uma parceria potente, mas a forma como o público abraçou a dupla me surpreendeu. Foi muito bonito ver a repercussão, porque mostra que conseguimos tocar as pessoas de verdade”, falou ele sobre o sucesso da dupla.

César (Cauã Reymond) e Olavo (Ricardo Teodoro) em “Vale Tudo” (Crédito: Globo/Estevam Avellar)

As cenas com os dois encantaram o público e renderam elogios dos telespectadores que acompanharam a novela. Fora de cena, uma nova parceria também surgiu.

“O Cauã é um parceiro generoso, aberto ao jogo, e isso fez toda a diferença. Criamos uma troca muito honesta, e isso transparece nas cenas”, destacou Ricardo.

Ricardo dividiu 11 meses de gravações com Cauã e não poupou elogios ao ator. “Ele tem uma capacidade rara de estar presente, de provocar e também de acolher, o que torna a experiência de contracenar muito mais verdadeira”, completou.

Fim de “Vale Tudo”

As gravações da novela chegaram ao fim no último sábado (4) após quase um ano de dedicação. “É um misto de sentimentos, porque encerrar significa fechar um ciclo muito bonito, mas também abre espaço para novos caminhos e projetos”, disse Ricardo.

O elenco iniciou as gravações em novembro de 2024, mas a novela só estreou em março deste ano.

Ricardo Teodoro como Olavo em "Vale Tudo". (Créditos: Reprodução / Globoplay)
Ricardo Teodoro como Olavo em “Vale Tudo”. (Créditos: Reprodução / Globoplay)

“Vou sentir saudade da convivência diária com a equipe e do processo criativo coletivo. É muito raro estar tão imerso, dia após dia, em um grupo que se torna quase uma família. Também vou sentir falta do desafio constante, do frio na barriga antes de cada cena”, falou o ator sobre o fim de “Vale Tudo”.

Ricardo no cinema

Além do destaque na novela, Ricardo foi reconhecido internacionalmente pelo papel no filme brasileiro “Baby”. Ele recebeu o prêmio de Ator Revelação no Festival de Cannes de 2024, se tornando o primeiro ator negro brasileiro a conquistar um prêmio de atuação na premiação.

“‘Baby’ foi um marco. O filme me deu visibilidade internacional, prêmios importantes e abriu portas que eu nem imaginava”, falou Ricardo.

Ricardo Teodoro em “Baby” (Crédito: Reprodução/Instagram @ricardoteodoro)

O ator também recebeu o prêmio de Melhor Atuação no Festival de Lima, no Peru, e ainda foi reconhecido como Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Cinema Ibero-Americano de Huelva. 

“Foi um trabalho que me transformou como artista e como pessoa, porque trata de questões muito profundas e necessárias”, destaca ele.

No filme, o ator interpreta Ronaldo, um homem que ajuda um jovem a encontrar novas maneiras de sobreviver na cidade. A relação dos dois acaba se desenvolvendo em um romance complexo.

Novela X Filme

Entre filme e novela, Ricardo destaca as diferenças entre atuar em projetos com formatos tão distintos.

“No cinema você constrói uma obra de começo, meio e fim. Na novela tem o calor imediato da resposta do público, que influencia a caminhada dos personagens. Essa diferença é fascinante”, diz o ator.

Apesar das mudanças entre os projetos, Ricardo mostra sua entrega aos personagens que vive nos diferentes cenários da atuação.

“A maior diferença é o tempo e a forma de construção. O cinema te dá um espaço maior para mergulhar em detalhes, já a novela tem um ritmo muito mais acelerado. São linguagens diferentes, mas ambas muito desafiadoras e ricas”, explica.

O futuro de Ricardo Teodoro

Com o fim de “Vale Tudo”, Ricardo se despede de Olavo e caminha para novos projetos e personagens.

“Estou em um momento muito feliz, com convites tanto no cinema quanto no teatro. Tenho projetos em andamento, inclusive internacionais”, contou ele sem revelar muito.

Apesar disso, Ricardo deu uma certeza do que esperar de seus próximos passos: “Fase de desenvolvimento de novos trabalhos que dialogam com questões sociais e culturais que me atravessam. Quero continuar explorando personagens que provoquem reflexões e que ampliem espaços de representatividade”.

Leia as últimas notícias