Pedro Paulo Rangel deu vida para Poliana na primeira versão de “Vale Tudo” e se tornou referência para Matheus Nachtergaele
Audálio, mais conhecido como Poliana, foi interpretado por Pedro Paulo Rangel na versão original de “Vale Tudo”, exibida em 1988. No remake, Matheus Nachtergaele assume o papel do ator, que morreu em 2022, como forma de homenageá-lo e honrar o seu legado, tendo o veterano como uma grande inspiração.
Quem foi Poliana na versão original de “Vale Tudo”
Na versão escrita por Gilberto Braga, Leonor Bassères e Aguinaldo Silva, Poliana, da mesma forma que no remake, se torna o melhor amigo e confidente de Raquel, na época interpretada por Regina Duarte e atualmente por Taís Araujo.
Pedro Paulo se destacou no teatro em 1968, onde estreou com o espetáculo “Roda Viva”, de Chico Buarque, com a direção de Zé Celso, sendo reconhecido pelo seu talento. Um ano depois, em 1989, o ator fez seu primeiro trabalho na TV, na extinta Tupi.

Em seguida, Pedro Paulo mudou para a Globo, mantendo um contrato de exclusividade durante mais de 30 anos, até 2013, quando optou por se dedicar somente ao teatro. Além de Poliana, o ator coleciona vários outros personagens marcantes em sua trajetória.
O currículo de novelas inclui “Pedra sobre Pedra” (1992), “A Indomada” (1997), “Pecado Capital” (1998), “O Cravo e a Rosa” (2000) e “Belíssima” (2005). A última do gênero foi “Amor Eterno Amor” e Pedro atuou apenas em algumas séries até “Independências” (2022), o último trabalho na TV, em participação especial na Cultura.
O que aconteceu com Pedro Paulo Rangel?
Pedro Paulo Rangel recebeu diagnóstico de DPOC, sigla que corresponde à doença pulmonar obstrutiva crônica, que não tem cura, em 2002. No entanto, o ator conseguiu controlar os sintomas e avanço da doença, com a ajuda de remédios e fisioterapia.
Apesar de não ter cura, a DPOC é considerada uma condição silenciosa, manifestando-se através de redução persistente do fluxo de ar. O sintoma, quando ignorado, pode agravar demais o quadro, levando, eventualmente, à morte do paciente.
Uma das principais causas da DPOC é a exposição prolongada à fumaça do tabaco, seja por meio do fumo ativo ou passivo. Pedro Paulo foi fumante até 1998, quatro anos antes de descobrir a doença.
Posteriormente, em 2022, Pedro Paulo, aos 74 anos, foi internado com quadro grave da doença, no CTI da Casa de Saúde São José no Rio de Janeiro, onde morreu em 21 de dezembro daquele ano. A causa da morte foi um enfisema pulmonar.
Matheus Nachtergaele admira Pedro Paulo Rangel
A escolha de Matheus Nachtergaele para o papel tem um significado especial. Os dois eram muito próximos e o ator sempre fez questão de declarar publicamente a sua admiração por Pedro Paulo Rangel – uma de suas grandes inspirações para a carreira artística.

Logo após a estreia do remake, Matheus fez questão de homenageá-lo nas redes sociais, garantindo que Pedro Paulo o inspirou na criação do personagem. “Dedico a estreia de ‘Vale tudo’ ao genial e terno Pedro Paulo Rangel, de quem herdo o personagem Poliana. Pepê, estou fazendo com você! Juro. Bora, bora Caxangá. Divirtam-se. Está linda nossa novela”, escreveu no Instagram.
Quando recebeu o convite para interpretar Poliana em “Vale Tudo”, Matheus aceitou não apenas por se tratar de sua novela favorita, mas também por sua conexão especial com Pedro Paulo, carinhosamente chamado de “Pepê” pelo ator, enxergando na oportunidade uma forma de exaltá-lo.