História real por trás de “Desobedientes”, da Netflix: showrunner adaptou experiência pessoal

“Desobedientes”, da Netflix, adapta história real baseada em vivência da própria showrunner, Mae Martin

“Desobedientes”, minissérie de oito episódios em alta na Netflix, se destacou como um grande suspense psicológico, transportando, portanto, o espectador para a bucólica Tall Pines, cercada de segredos perturbadores. Na trama, que teve inspiração em história real, dois adolescentes da escola se unem a um policial local para desvendar o que está por trás.

“Desobedientes” na Netflix: história real por trás da minissérie

A minissérie mostra que a cidade de Tall Pines, a princípio, possui uma escola para adolescentes problemáticos. Com Evelyn Wade (Toni Collette) como diretora, a instituição, entretanto, esconde segredos obscuros profundamente enraizados, que começam a vir à tona quando um policial se muda com sua mulher grávida para a cidade.

Os dois adolescentes, que tentam fugir desesperadamente do local, eventualmente se unem ao policial para ajudar a desvendar o que está por trás da instituição. Mantendo o suspense até o último dos oito episódios, “Desobedientes” deixou os fãs curiosos sobre a possibilidade de se basear em história real.

“Desobedientes” (Crédito: © 2025 Netflix)

Apesar de não adaptar fatos reais específicos, a minissérie se inspira em experiências pessoais de crescimento da showrunner Mae Martin. As vivências incluem uma melhor amiga, chamada Nicole, que foi enviada para uma instituição semelhante durante a adolescência.

“Eu era uma adolescente rebelde no início dos anos 2000, e minha melhor amiga foi enviada para um desses institutos para adolescentes problemáticos quando tinha 16 anos”, comentou, em entrevista à Netflix, sobre como nasceu o enredo da minissérie.

“Desobedientes” (Crédito: © 2025 Netflix)

De acordo com Mae, Nicole contou histórias sinistras sobre o local, das quais nunca se esqueceu. “Fiquei profundamente intrigada ao descobrir que muitas de suas origens, na verdade, vieram de grupos de autoajuda e cultos dos anos 70, e como pode haver lucros enormes e práticas frequentemente questionáveis. Eu sabia que era um território rico em suspense”.

“Desobedientes” está disponível no catálogo da Netflix.

Séries da Netflix