Filme Sonhos de Trem

Quem é Adolpho Veloso: diretor brasileiro foi indicado ao Oscar

Diretor de fotografia Adolpho Veloso foi reconhecido por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem”, da Netflix

Os brasileiros têm cinco categorias do Oscar 2026 para torcer em 15 de março. Além das indicações de “O Agente Secreto”, o brasileiro Adolpho Veloso também está na disputa por uma estatueta.

Adolpho é diretor de fotografia e foi indicado à categoria de melhor fotografia por seu trabalho em “Sonhos de Trem”, filme da Netflix.

Indicados ao Oscar 2026

Brasileiro Adolpho Veloso é indicado ao Oscar 2026 por melhor fotografia
(Crédito: Netflix)

“Sonhos de Trem” narra a história de um lenhador em uma companhia ferroviária que encara a dureza e a beleza da vida durante a industrialização dos Estados Unidos.

A filmagem foi feita utilizando luz natural, sem luz artificial além de fogo.

Concorrem na mesma categoria, Dan Laustsen, por “Frankenstein”; Darius Khndji, de “Marty Supreme”; Michael Bauman, por “Uma batalha após a outra”; Autumn Durald Arkapaw, com “Sinners”.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Conheça o diretor

Adolpho Veloso
(Crédito: Netflix)

Atualmente, Adolpho Veloso mora em Portugal, mas trabalha principalmente nos Estados Unidos. Em entrevista ao site “Deadline”, ele disse acreditar que sua experiência como imigrante o ajuda na hora de filmar.

O diretor decidiu seguir na carreira pelo simples fato de amar filmes. “Laranja Mecânica” foi o que “explodiu” sua cabeça, mas foi o brasileiro “Cidade de Deus” que mostrou que ele também poder fazer filmes se tentasse.

Além de filmes como “Sonhos de Trem”, Adolpho também trabalhou em comerciais de marcas como Adidas, Nike, Mercedes e Toyota, além de ter dirigido videoclipes, como o de “Diamantes, lágrimas e rostos para esquecer”, de BK.

Leia mais: