Timothée Chalamet é o maior rival de Wagner Moura pelo Oscar: quem é o ator

Timothée Chalamet é considerado o maior rival de Wagner Moura na busca pelo Oscar em 2026

Timothée Chalamet é um dos maiores concorrentes de Wagner Moura na corrida pelo Oscar. Os dois atores se destacam como os favoritos da temporada após protagonizarem performances que dominaram a crítica e as principais premiações que servem como “termômetros”.

Enquanto Moura recebeu elogios pela entrega em “O Agente Secreto”, que rendeu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama e o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, Chalamet ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia/Musical e o Critics Choice Award por “Marty Supreme”.

Conheça a trajetória do astro!

Quem é Timothée Chalamet, rival de Wagner Moura no Oscar

Chalamet nasceu no dia 27 de dezembro de 1995 em Hell’s Kitchen, bairro de Manhattan, na cidade de Nova York. Filho de Nicole Flender, uma corretora de imóveis e ex-dançarina da Broadway, e Marc Chalamet, editor da UNICEF, eventualmente descobriu na carreira artística uma grande paixão.

Depois de se aperfeiçoar no teatro, além de ter feito comerciais e curta-metragens na infância, o ator começou na TV em episódio de “Law & Order”. A estreia aconteceu em 2009 interpretando uma vítima de assassinato.

Em 2012, Chalamet teve um papel de destaque na aclamada série “Homeland”, como Finn Walden, o rebelde filho do vice-presidente. Junto com o restante do elenco, recebeu indicação ao prêmio Screen Actors Guild de Melhor Performance em uma série dramática.

(Crédito: Reprodução/Instagram @tchalamet)

Dois anos depois, o ator conquistou o primeiro papel no cinema em “Homens, Mulheres e Filhos” (2014). Mais tarde naquele ano, deu vida a Tom Cooper, filho de Matthew McConaughey em “Interstellar”. O filme recebeu críticas positivas, com elogios sobretudo às performances dos atores, arrecadando mais de US$ 675 milhões em bilheteria.

Posteriormente, Chalamet estrelou o aclamado “Me Chame Pelo Seu Nome”, filme de 2017 baseado na obra homônima, um dos maiores sucessos de sua carreira. Além de levar o prêmio de Ator Revelação no Gotham Awards, sua performance rendeu indicações como Melhor Ator nas premiações mais prestigiadas do cinema: Oscar, Globo de Ouro, SAG e BAFTA.

Timothée Chalamet estorou nos cinemas

No mesmo ano, estrelou outro papel de sucesso, com o hipster Kyle Scheible, interesse amoroso de Saoirse Ronan em “Lady Bird – A Hora de Voar”, além de ter atuado em “Hot Summer Nights” e “Hostis”. Sob a direção de Woody Allen em 2018, Chalamet protagonizou “Um Dia de Chuva em Nova York” ao lado de Elle Fanning, bem como Selena Gomez.

(Crédito: Sony Pictures)

Demonstrando princípios éticos, o ator doou integralmente seu cachê para caridade após as polêmicas de agressão sexual envolvendo o diretor. A sequência de sua carreira foi marcada por sucessos em 2019 como, por exemplo, o drama histórico “O Rei”, da Netflix, e o aclamado “Adoráveis Mulheres”. O ator dividiu o protagonismo com Saoirse Ronan, Emma Watson e Florence Pugh.

Mais recentemente, ele consolidou seu status de astro global ao dar vida a Paul Atreides na épica saga “Duna” (2021 e 2024), de Denis Villeneuve. O ator seguiu com “Marty Supreme”, grande aposta da temporada, que deu o que falar nas premiações até o momento.

“Marty Supreme” (Crédito: A24)

Com dupla nacionalidade, americana e francesa, Chalamet tem um grande alcance digital e atualmente está em um relacionamento com Kylie Jenner. No Instagram, ultrapassa os 20 milhões de seguidores e é considerado um dos nomes mais influentes da moda masculina, assim como no cinema, onde tem tudo para se destacar no Oscar 2026.

Famosos