Filme que transformou Ben Affleck e Matt Damon em estrelas de Hollywood também foi o responsável por quebrarem financeiramente
Dupla de melhores amigos inseparáveis, Ben Affleck e Matt Damon já passaram por altos e baixos em suas respectivas trajetórias no universo da atuação. No entanto, os dois quebraram financeiramente apenas seis meses após protagonizarem “Gênio Indomável”, um dos maiores filmes das carreiras, de 1997, que rendeu o primeiro Oscar.
Conheça a história!
Ben Affleck e Matt Damon quebraram após “Gênio Indomável”
“Gênio Indomável” consagrou os dois atores como grandes talentos, com elogios, sobretudo, da audiência e da crítica especializada, se tornando um clássico do cinema. No Oscar de 1998, a dupla subiu ao palco para celebrar e receber o prêmio de Melhor Roteiro Original pelo filme.
Os dois não apenas atuaram no filme, mas foram a força criativa e motriz por trás de todo o projeto. Juntos, co-escreveram o roteiro de “Gênio Indomável”, uma história que começou com Matt Damon desenvolvendo um enredo para uma aula de escrita criativa na Universidade de Harvard.

No filme, Matt Damon interpretou o protagonista, Will Hunting, gênio da matemática problemático que trabalha como zelador no MIT e e encontra ajuda no psicólogo Sean Maguire (Robin Williams), enquanto Ben Affleck fez o papel de Chuckie Sullivan, o melhor amigo leal de Will, que trabalha na construção civil e o ajuda a se manter fiel às suas origens.
Após o lançamento, “Gênio Indomável” alcançou nove indicações ao Oscar e venceu duas delas (Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante para Robin Williams). Os dois jovens, recém-saídos de uma vida simples, optaram por vender o roteiro e ganharam um valor estimado em US$ 600 mil pelo filme.
Ben Affleck e Matt Damon venderam o roteiro de “Gênio Indomável”
Por outro lado, os dois não ficaram com todo o dinheiro. “Nós vendemos ‘Gênio Indomável’ por 600 mil dólares e dividimos em 300 mil para cada, e aí os agentes ficaram com 30 mil — então [ficamos com] 270 mil. E aí pagamos 160 mil em impostos, e ficamos com 110 mil. Cada um comprou um Jeep Cherokee de 55 mil e ficamos com 55 mil sobrando”, contou Ben, em entrevista ao The Drew Barrymore Show.

“Naturalmente, nós resolvemos alugar uma casa de festas em Glencoe Way, perto da Hollywood Bowl, por cinco mil ao mês”, relembrou, em seguida. Como resultado dos gastos e estilo de vida luxuoso que adoraram, os dois ficaram sem dinheiro. “E aí estávamos falidos em seis meses”, acrescentou o astro.
Ben Affleck resumiu a situação na época e admitiu ter pensado que o dinheiro não se esgotaria. “Eu pensei: ‘Nossas necessidades acabaram. Nunca mais vou ter que trabalhar. Eu sou rico para sempre!'”. A experiência ensinou a dupla, que sempre fez tudo lado a lado, sobre o valor do trabalho e da necessidade de economizar e administrar o dinheiro, ao invés de gastá-lo excessivamente.
A situação difícil, porém, durou pouco tempo. No ano seguinte ao filme, Matt Damon interpretou o Soldado Ryan do sucesso de crítica e bilheteria de Steven Spielberg “O Resgate do Soldado Ryan” (1998). Ben Affleck, por outro lado, protagonizou outro hit, “Armageddon” (1998).
Por onde andam Ben Affleck e Matt Damon
Depois de passarem por vários títulos de sucesso, recuperando o valor perdido, Matt e Ben fundaram a produtora de filmes Artists Equity, que atualmente está listada em grandes sucessos do circuito indie e pop e foi responsável por “Pequenas Coisas como Estas” (2024).

De acordo com o Celebrity Net Worth, Matt Damon contabiliza hoje uma fortuna de 170 milhões de dólares, enquanto Ben Affleck possui cerca de 150 milhões. O episódio de quase falência, até hoje, é lembrado com carinho pelos atores, que se apoiaram para passar pelas dificuldades.