A mãe de Simone Biles, Shanon, não pôde criar os filhos devido ao vício em drogas – e, atualmente, ela segue afastada deles, mas afirma esperar pacientemente por um contato da ginasta
Quem acompanha a história de Simone Biles, a ginasta mais condecorada do mundo, sabe que ela teve uma infância difícil. Os pais biológicos da atleta, Shanon e Kelvin, eram adictos e, por isso, Simone foi adotada pelos avós, Ronald e Nellie – mas, afinal, como está hoje a mãe biológica de Simone Biles?
Em entrevistas, ela já afirmou ter passado seis anos sem ver os filhos após o dia em que foram adotados, deu detalhes da relação que tem com a ginasta, o que sente por ela e como está a situação do vício em drogas atualmente. Conheça a história abaixo:
O que aconteceu com a mãe de Simone Biles?
Simone Biles ainda era uma criança quando, após idas e vindas do serviço social devido às prisões da mãe, Shanon, foi adotada legalmente pelos avós. Em entrevista concedida em 2024 ao portal britânico “Daily Mail”, Shanon explicou o motivo de ter abandonado Simone e os irmãos da ginasta, bem como o que aconteceu após o evento traumático.
“Foi difícil desistir dos meus filhos, mas tive de fazer o que precisava fazer. Eu não podia cuidar deles. Eu ainda estava usando [drogas] e ele [Ronald, pai de Shanon] não queria que eu ficasse saindo e voltando para a vida deles quando não estava bem”, afirmou ela na entrevista.
Segundo Shanon, ela custou a entender a necessidade de ficar longe dos filhos após eles serem adotados, parte por Ronald, e parte pela irmã dele. “Eu era cabeça dura. Não ligava. Gritava: ‘Quero ver meus filhos, por que está fazendo isso comigo?’. Eu não entendia na época, mas anos depois entendi. Precisei lidar comigo primeiro”, afirmou ela.
Relação atual com Simone e desejo de reconciliação
De acordo com a mãe biológica de Simone, as orientações iniciais do pai eram de que ela não ligasse e não visitasse as crianças. Sendo assim, segundo Shanon, ela passou seis anos sem vê-las. Atualmente, a comunicação entre ela e os filhos é mais aberta, mas isso não significa que eles tenham uma relação.
“O que sei sobre Simone, sei pelo meu pai. Falo com meu pai toda hora. Nós estamos bem hoje. Se eu preciso saber de algo, ligo para ele. Pergunto sobre Simone e ele me mantém atualizada”, declarou a mãe biológica da ginasta, que tem o telefone da filha, mas afirmou ter optado por esperá-la ligar.
“Eu tenho um número direto, mas não vou usar. Quero que ela me procure. Ela tem 27 anos agora. É casada. Eu gostaria de ter sido parte disso, mas preciso esperá-la. Você não pode pressionar ninguém”, afirmou, declarando ter desenvolvido paciência para aguardar a filha entrar em contato e manifestando o desejo de conversar com ela sobre tudo o que aconteceu.
“Quero que ela saiba que a amo e que tenho muito orgulho dela. […] Eu gostaria de me acertar com Simone, estou apenas esperando ela e Adria [irmã mais nova]. Eu pediria que ela me perdoasse. Podemos seguir em frente? Não me julgue pelo meu passado, vamos em frente”, ensaiou Shanon.
Após Simone Biles somar mais uma série de vitórias na Olimpíada de Paris, em 2024, Shanon afirmou ter dado uma festa para vizinhos e pessoas queridas. O objetivo foi comemorar as conquistas da filha, mesmo sem a presença dela.
Como está a mãe de Simone Biles hoje
Shanon Biles está longe de problemas desde 2022. Atualmente, ela afirma estar sóbria, mas reconhece que a dependência química não tem cura. “Sou uma adicta em recuperação e sempre serei uma adicta. Mas há uma saída. Você precisa aprender a ficar longe de certas pessoas, lugares e coisas. Mudar sua rotina e viver sua vida”, disse ela.
Conforme explicou, devido a problemas de saúde – os quais não detalhou – ela não está trabalhando no momento. Apesar disso, ela também afirmou que, quando pode, trabalha como caixa de um supermercado chamado “Save A Lot”, concluiu a mãe de Simone Biles, que vive em Ohio, nos Estados Unidos.