Rebeca Andrade e Simone Biles

Rebeca Andrade e Simone Biles ignoram boatos de rivalidade fora da ginástica: têm admiração mútua

Apesar dos boatos de Rebeca Andrade e Simone Biles não gostarem uma da outra, as duas sempre se elogiam e são amigas

Embora a competição entre Rebeca Andrade e Simone Biles na ginástica artística durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 tenha gerado uma série de especulações e memes divertidos nas redes sociais, com alguns brincando sobre a rivalidade e até culpando Simone pelos erros das outras ginastas brasileiras, a realidade é diferente. As duas atletas são na verdade amigas e têm uma admiração mútua.

Amizade de Rebeca Andrade e Simone Biles

Rebeca Andrade e Simone Biles
Rebeca Andrade e Simone Biles nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Crédito: Reprodução/Twitter @tvglobo)

A relação entre Rebeca e Simone começou ano Mundial de 2018, em Doha, quando Biles ofereceu apoio a Rebeca, que enfrentava problemas com lesões nos joelhos. “Foi uma coisa muito genuína. Eu estava sentada, ela estava passando, aí, do nada, ela sentou do meu lado e falou isso. Eu fiquei superfeliz. Falei: ‘Meu Deus, a melhor do mundo falando para eu não desistir’,” contou Rebeca ao Jornal Nacional na época.

Em 2021, mesmo com Biles enfrentando dificuldades de saúde mental que a impediram de competir diretamente com Rebeca nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Simone não deixou de apoiar a brasileira, que conquistou a medalha de ouro no salto e a prata no individual geral.

Simone e Rebeca Andrade
Simone e Rebeca Andrade (Crédito: Reprodução/Instagram @simonebiles | Miriam Jeske/COB)

Mais recentemente, no Mundial de 2023, as duas atletas dividiram o pódio e foram vistas celebrando juntas, com um vídeo viral delas dançando e demonstrando carinho uma pela outra. Simone fez um gesto simbólico, como se estivesse passando a coroa da ginástica para Rebeca.

Além disso, no Campeonato Mundial de Ginástica Artística em Antuérpia, elas estiveram lado a lado no marco histórico de ver três mulheres negras no pódio do individual geral, com Simone saindo vencedora, Rebeca em segundo e Shilese Jones em terceiro.

Embate de Rebeca e Simone nas Olimpíadas

Rebeca Andrade e Simone Biles
Rebeca e Simone com suas medalhas de ouro e prata nas Olimpíadas 2024 (Crédito: Jamie Squire/Getty Images)

Nas Olimpíadas de Paris 2024, Simone e Rebeca se enfrentaram novamente, oferecendo ao público uma das competições mais esperadas. Na final por equipes, Simone e a equipe dos Estados Unidos levaram o ouro, enquanto Rebeca e a equipe brasileira conquistaram o bronze.

No individual geral, a competição foi acirrada, com Simone garantindo a medalha de ouro, e Rebeca a prata. Após a prova, a brasileira expressou sua honra em competir ao lado de Simone, destacando o quanto a americana é uma referência global e a importância de ter o reconhecimento de alguém tão respeitado no esporte.

“É uma honra poder competir junto com a Simone. Ela é referência no mundo todo, inclusive pra mim. E ela é muito importante pro esporte, né? Então, ter a melhor do mundo achando sensacional o meu salto, o que eu posso achar?”, disse Rebeca em coletiva de imprensa.

Simone Biles e Rebeca Andrade
Simone Biles e Rebeca Andrade (Crédito: Ricardo Bufolin/CBG)

Mais de Simone Biles e Rebeca Andrade