“CODA: No Ritmo Do Coração”, disponível no streaming Amazon Prime Video, é o filme mais lindo de 2022 e se tornou o principal do ano ao levar os três prêmios aos quais foi indicado no Oscar, incluindo o de Melhor Filme. A sinopse gira em torno de parentes com deficiência auditiva que contam com a ajuda de Ruby (Emilia Jones), a única na família que escuta, para realizar atividades do dia a dia.
Quando ela decide seguir seus sonhos longe de casa, gera um impasse com os pais.
“No Ritmo do Coração” conquistou não só o público, como também a crítica, fazendo história ao render o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Troy Kotsur, o primeiro ator surdo a vencer na categoria. O drama levou para casa também as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme, a estrela da noite.
Veja 5 motivos para assistir agora!
Motivos para assistir “No Ritmo do Coração” (CODA)
Supera o filme original
“No Ritmo do Coração” é a regravação de “A Família Bélier”, filme francês lançado em 2014, mas conseguiu superar o original, segundo a crítica especializada, o que é um ótimo motivo para assisti-lo.
Os elogios refletem o fato de que fica bem difícil não se encantar com a família de protagonistas, se envolvendo com a história do início ao fim, além de tomar as dores e dificuldades como se fossem suas.
Já fez sucesso globalmente
O filme foi lançado globalmente em agosto de 2021, mas só agora chegou ao Brasil, o que explica o fato de ter feito um sucesso estrondoso no exterior, chegando a vencer várias premiações, com indicações em mais de 119 categorias, envolvendo elenco e produção.
“CODA”, como é conhecido lá fora, foi reconhecido também pela trilha sonora, sensível e tocante, o que rendeu duas estatuetas no Hollywood Music in Media Awards. No início do ano, foi apontando como um dos maiores filmes lançados em 2021, no American Film Institute Awards. Foram 33 vitórias.
Sinopse mais que encantadora
Como já adiantamos, “No Ritmo do Coração” fala sobre uma família de surdos, que depende de Ruby (Emilia Jones), a única que consegue escutar, para sua sobrevivência. Tudo fica conturbado quando a família, que comanda um negócio de pesca local, começa a se ver em um mar de dívidas.
Inteligente e extrovertida, Ruby faz novas amizades quando entra para o coral da escola, vivendo até um romance. Ciente da potência de sua voz, um professor a encoraja a ir para um lugar especializado e a jovem acaba aceita na faculdade de Berkeley, tendo que tomar uma difícil decisão: seguir o sonho ou ajudar a família.
Equipe de peso envolvida
A equipe envolvida nas gravações de “No Ritmo do Coração” fez toda diferença para transformar o filme em um sucesso. O longa é dirigido por Sian Heder, o mesmo de “Orange Is The New Black”, uma das séries mais bombadas na Netflix.
Emilia Jones, que faz o papel da Ruby Rossi, já é conhecida da série “Locke & Key”, chegou a ser indicada como melhor atriz no Hollywood Critics Association Film Awards. A atriz passou por uma preparação de meses e teve que aprender linguagem de sinais.
Troy Kotsur, intérprete de Frank Rossi, foi uma das revelações do filme, depois de 4 anos sem atuar em nenhuma produção. Daniel Durant, o Leo Rossi, esteve na segunda temporada de “You”, na Netflix. Marlee Matlin, a matriarca na ficção, foi a primeira atriz surda a ganhar um Oscar.
Alta aprovação da crítica e do público
Se você ainda precisa de mais motivos para assistir ao filme mais emocionante do ano, separamos mais um: o sucesso estrondoso que fez com a crítica. O filme tem 96% de aprovação de especialistas no Rotten Tomatoes, portal considerado referência.
O público não ficou para trás e, em uma média de notas, recomenda o filme em 93%. “‘CODA'” é uma potência requintada de um filme. Segure seu coração, porque o irresistível ‘CODA’ vai roubá-lo!”, escreveu Leah Sydney, do Showbiz 411.