Lançado recentemente, “Virgem Maria”, da Netflix, escalou atores de Israel para compor o elenco
“Virgem Maria”, que estreou no Top 1 da Netflix em vários países, dramatiza a história da mãe de Jesus Cristo e gerou polêmica entre os espectadores. Os comentários negativos se devem, sobretudo, à escalação de atores e atrizes israelenses, em momento de guerra entre Israel e o Hamas, da Palestina.
“Virgem Maria” da Netflix: por que o filme gerou polêmica
A revolta começou a ganhar repercussão nas redes sociais devido ao contexto social de “Virgem Maria”. A produção escalou grande parte de atores israelenses, incluindo a protagonista, Noa Cohen.
O elenco também inclui Ido Tako, Ori Pfeffer, Mili Avital, Keren Tzur e Hilla Vidor. Atualmente, Israel está em guerra contra o Hamas, grupo terrorista da Palestina, que tem sofrido constantes bombardeios.
Desde outubro de 2023, quando começou a se intensificar o confronto, os ataques de Israel já causaram muita destruição e milhares de vítimas. Além disso, historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina.
De acordo com os fãs, a Netflix pareceu tratar com insensibilidade o momento histórico que vivemos, uma vez que tirou todo conteúdo palestino do ar. Posteriormente, “Virgem Maria” chegou ao catálogo, sendo duramente criticado pela escolha de seus protagonistas.
“Primeiro a Netflix tirou todo o conteúdo palestino do ar e agora eles transmitem um filme sobre Maria com um elenco todo israelense enquanto essas mesmas pessoas estão bombardeando o local de nascimento de Cristo? Boicote”, reagiu um internauta, através do X (antigo Twitter).
“A Netflix achou que seria uma boa ideia escalar uma israelense como a Mãe Maria como se os israelenses não estivessem bombardeando a terra natal do próprio Jesus, assim como todas as igrejas”, concordou outra espectadora, na rede social.
“Há algo perturbador em uma atriz israelense interpretar Maria enquanto comunidades cristãs palestinas estão sendo atacadas e patrimônios históricos apagados”, reforçou um terceiro perfil.
Originalmente, Maria, segundo a Bíblia, era uma mulher judia nascida em Nazaré, que, dentro da configuração geográfica dos dias atuais, fica no norte de Israel. O filme, portanto, conta a história da mãe de Jesus, desde a infância, até o nascimento do filho em uma manjedoura.