Rodrigo Faro se desculpa por atitude racista envolvendo André: “Falta de bom senso”

Rodrigo Faro pediu desculpas publicamente, após um episódio polêmico envolvendo a edição do domingo anterior (13), em seu programa na Record, onde cometeram racismo contra André Marinho, participante de “A Fazenda 14”. O momento em questão foi transmitido quando os peões eram representados por quadros e gerou revolta na web.

Rodrigo Faro se desculpa por racismo com André Marinho na Record

No quadro em questão, exibido também no domingo anterior (13), os peões confinados nesta reta final participaram de uma dinâmica de apontamentos, na qual foram representados em famosas pinturas. No caso de André, a produção escolheu “O Lavrador de Café”, de Cândido Portinari.

A obra de 1934 representa a dura realidade dos negros que por séculos foram escravizados no Brasil e, de cara, não foi bem aceita pelos telespectadores, tampouco pela equipe e esposa de André, Drika Marinho, que fez um pronunciamento repudiando a transmissão, alguns dias depois.

“Alguns temas são muito sérios para virarem brincadeira. O quadro do Portinari onde o André foi representado em uma dinâmica, é uma obra-prima que ficou famosa por retratar a triste realidade que assolou milhares de negros, que durante anos foram escravizados torturados e submetidos a condições desumanas por um longo e triste período da nossa história. Por este motivo, não é de bom tom retratar a escravidão em forma de brincadeira EM NENHUM CONTEXTO”.

“Muitos fãs nos procuraram para mostrar constrangimento e indignação assim como nós da família sentimo-nos constrangidos e acreditamos que o André poderia ser melhor retratado por diversas figuras com contextos mais apropriados. A família Marinho já passou por diversos episódios de preconceito inclusive com seus filhos, e por isso entendemos que não devemos nos calar diante de certas atitudes, e sim, aproveitar o momento para conscientizar”.

“É este tipo de associação que não deve ser normalizada pois representa um racismo estrutural que deve ser combatido, e não disseminado”, finaliza o desabafo. Passada uma semana da polêmica, Faro usou o espaço na TV para se retratar, antes de começar uma nova dinâmica.

Rodrigo Faro pede desculpas por polêmica no
Reprodução/PlayPlus

“Somente depois de alertados a gente observou que, como sinalizado no site do MASP, as simbologias e leituras que revestem a representação dessa obra, elas são ambíguas. Nós entendemos o motivo real da atividade ter sido lida por algumas pessoas como um ato de conotação racista, mesmo não sendo essa a intenção da nossa equipe”.

“Nós compreendemos as razões de todos que se sentiram ofendidos. Nós lamentamos e nos desculpamos pela falta de bom senso em escolher justamente o André para representar a obra citada. Aqui, todas as raças, todos os credos e gêneros sempre tiveram e terão lugar de fala”, seguiu o apresentador, deixando claro que não pode entrar em contato com André, por conta do confinamento.

“Enquanto nós, brancos, não aprendermos sobre as questões raciais do nosso país, enquanto nós não nos letrarmos racialmente, a gente vai continuar sendo fiéis reprodutores do racismo estrutural no nosso país. Então em meu nome e em nome da minha equipe, eu quero reiterar as desculpas pelo constrangimento importo ao André Marinho, à sua esposa Drika, aos seus filhos e a toda à comunidade preta brasileira”.

Depois que Faro fez seu discurso ao vivo, Drika usou seu perfil no Twitter para agradecê-lo pelas palavras. “Agradecemos a postura e o pedido de desculpas do apresentador Rodrigo Faro e de toda sua equipe pela dinâmica que aconteceu semana passada e entendemos que não foi intencional, mas combater o racismo deve ser uma luta de todos!”.

Mais de “A Fazenda 14”