"Adolescência" (Crédito: Netflix)

Teoria 80/20 de “Adolescência”: o que está por trás do conceito

A teoria 80/20, que surgiu na economia, foi apropriada pelo grupo Incel, que orienta os pensamentos de Jamie em “Adolescência”

“Adolescência”, minissérie britânica da Netflix, explora o complexo e violento universo Incel, movimento que embasa vários conceitos que surgem e influenciam em reviravoltas ao longo da produção.

Por meio da história de Jamie (Owen Cooper), de 13 anos, que vai preso após o assassinato de uma colega da escola, a trama também cita a teoria 80/20. Entenda o que significa e o que está por trás!

O que significa a teoria 80/20 mostrada em “Adolescência”

Referenciada pelo emoji de “100”, a teoria 80/20 serve como justificava ao comportamento do grupo Incel, formado por celibatários involuntários que culpam as mulheres por seu fracasso sexual, disseminando o ódio pelo sexo feminino em fóruns online.

“Adolescência” (Crédito: Divulgação/Netflix)

A teoria, no entanto, tem origem na economia e descreve um padrão, observado por Vilfredo Pareto. De acordo com o italiano, 20% dos italianos detinham 80% da riqueza no século 19.

Posteriormente, a teoria foi aplicada em outras esferas e apropriada pelo grupo Incel, que defende que 80% das mulheres se interessam por apenas 20% dos homens, porcentagem da qual não fazem parte. Como resultado, culpam o sexo feminino por sua frustração.

Os adolescentes na trama, em contrapartida, enxergam essa ideologia como uma validação para sua baixa autoestima. Aos 13 anos, Jamie começa a acreditar que nunca vai atrair as mulheres naturalmente e alimenta o ódio dentro dele.

“Adolescência” (Crédito: Reprodução/Netflix)

“Você precisa enganar as mulheres, porque nunca vai consegui-las de um jeito normal”, defende o protagonista. A série, portanto, retrata a influência de ideias que partem do grupo Incel, na mente de Jamie, que encontra validação e apoio em comunidades do grupo.

A série, além disso, explora como a misoginia e o ódio contra as mulheres podem levar à violência. Como resultado, Jamie internaliza as ideias incel e as traduz em ações violentas, aprovadas pelo grupo extremista, no qual encontra um senso de pertencimento.

“Adolescência” está disponível no catálogo da Netflix.

“Adolescência” na Netflix