Jamie (Owen Cooper) em "Adolescência" (Crédito: Netflix)

Criadores se pronunciam sobre o final de “Adolescência”: detalhe dividiu opiniões

Em alta na Netflix, “Adolescência” tem final marcado por confissão de assassinato e muita tensão na família Miller

“Adolescência”, nova produção britânica na Netflix, explora o caso chocante de um adolescente de 13 anos, Jamie (Owen Cooper), acusado pelo assassinato de uma colega da escola.

No final da série, no entanto, uma revelação chocante dividiu opiniões entre a audiência e foi comentada pelos co-criadores, além do diretor, que revelaram detalhes dos bastidores.

ALERTA DE SPOILER!

“Adolescência” na Netflix: criadores se pronunciam sobre o final

Na série original da Netflix, a polícia invade a casa da família Miller, prendendo Jamie pelo assassinato de sua colega de classe, Katie (Emilia Holliday). Os quatro episódios da série, portanto, giram em torno da investigação e julgamento do protagonista, que nega, durante um tempo, ter cometido o crime.

No final de “Adolescência”, Jamie muda sua versão dos fatos e se declara culpado pelo assassinato da colega, aceitando o seu destino. Em uma das cenas de partir o coração, o pai do garoto, Eddie (Stephen Graham) beija uma pelúcia do filho, pedindo desculpas como se estivesse falando com ele.

pai de "Adolescência"
Stephen Graham e Owen Cooper como Eddie e Jamie Miller em “Adolescência” (Crédito: Divulgação/Netflix)

Durante os três primeiros episódios, no entanto, Jamie tenta convencer o pai de que “está bem”, apelando violentamente para a psicóloga, que ajuda a conduzir o caso. De acordo com o co-criador, Jack Thorne, a obsessão com a opinião do pai reflete a incapacidade de lidar com as consequências dos atos.

“Jamie sabe o que fez, está apavorado e ainda não assimilou o quão definitivo foi. Ele quer que seu pai lhe diga ‘você está seguro e eu te amo’. Mas seu pai nunca poderá lhe dizer isso novamente”, garantiu Jack, em sua análise, feita para o site Tudum.

No último episódio, por outro lado, Jamie cria consciência e assume a culpa pelo crime, vivenciando um momento de clareza. “Ele agora entende o que fez e qual pode ser o seu futuro. Isso lhe permite colocar seus sentimentos em uma caixa e fechá-la sobre si mesmo”, entregou Jack.

Owen Cooper comenta final de Jamie em “Adolescência”

Owen Cooper, que interpreta o personagem, defendeu que esse foi o primeiro momento de clareza do protagonista durante a série. “Jamie está sempre tentando impressionar o pai e garantir que ele tenha orgulho dele, mas nunca consegue. Ele se preocupa com sua confissão, mas ainda mais com o que Eddie pensa. Embora não queira decepcionar sua família, Eddie é o centro do seu mundo”.

pai de "Adolescência"
Stephen Graham como Eddie Miller em “Adolescência” (Crédito: Divulgação/Netflix)

Intérprete de Eddie, Stephen Graham, que também atuou na criação, reforçou que era essencial mostrar que o pai não era um homem violento. “Ele pode não ser excessivamente carinho, mas é um pai trabalhador, que sai cedo, volta tarde e coloca comida na mesa. Esse traz o máximo de amor que pode”, reforçou o ator.

“Você obtém uma nova perspectiva sobre Eddie. Precisa compreender como ele permitiu que seu filho se visse ausente, o que ensinou e o que deixou de ensinar”. O diretor, Philip Barantini, da mesma forma, destaca a cena da confissão, bem como a reação da família, como grandes viradas da série.

“Estar com a família novamente é o apelo emocional da série. Cada membro tenta apoiar o outro, mas, no processo, acabam se destruindo. É realmente de partir o coração assistir a essa família se desfazendo”, concluiu. A série, além disso, termina e começa onde tudo começou: no quarto de Jamie.

“Adolescência” (Crédito: Reprodução/Netflix)

“Queríamos que a jornada terminasse onde começou”, entregou Stephen. A cena original, entretanto, exigia que o ator se deitasse na cama do filho, Jamie, puxando as cobertas sobre si. Em contrapartida, o co-criador e protagonista teve a ideia de beijar o ursinho, resultado final que foi aprovado pela equipe.

“Ensaiamos isso e ficou ótimo. Mas senti que havia algo sobre ele cobrir o ursinho de Jamie. Essa é a única coisa que o Eddie tem que pode tocar – que é maleável, que Jamie abraçou e esteve com ele. E então Stephen fez isso do seu próprio jeito”, acrescentou o diretor.

“Adolescência” está disponível no catálogo da Netflix.

Mais sobre “Adolescência”