Ordem correta para assistir às séries do universo de “Yellowstone”

Sucesso entre a audiência e a crítica, “Yellowstone” ganhou duas séries spin-offs famosas, que se passam antes

A série “Yellowstone”, que estreou em 2018, apresenta a história da família Dutton, proprietária do maior rancho dos Estados Unidos, que passa por várias reviravoltas na disputa pelo poder.

Diante do sucesso estrondoso com a audiência, a produção, de Taylor Sheridan, ganhou dois spin-offs: “1883” e “1923”. Os três títulos, apesar de interligados, apresentam linhas do tempo distintas.

Confira a ordem certa para assistir!

Qual é a ordem para assistir as séries do universo “Yellowstone”

“1883”

Para aqueles que desejam assistir as séries em ordem cronológica, o certo é começar por “1883”, lançada em 2021, que acompanha a origem da família Dutton, logo após uma grande Guerra Civil. Nesse meio tempo, os parentes viajam pelas Grandes Planícies dos Estados Unidos, até conseguirem se estabelecer em Montana.

“1883” (Crédito: Emerson Miller/CBS)

No spin-off, James Dutton (Tim McGraw), avô de John Dutton (Kevin Costner), tenta construir o grande rancho que norteia toda a trama de Yellowstone. Na companhia da mulher Margaret (Faith Hill) e dos filhos Elsa (Isabel May) e John (Audie Rick), o protagonista foge da pobreza e tenta um recomeço, apostando nas promessas do Oeste Americano.

  • Ano de lançamento: 2021
  • Número de episódios: 10 episódios (uma temproada)
  • Onde assistir: Netflix e Paramount+

“1923”

Para assistir em seguida, “1923” permite acompanhar a trajetória e desenvolvimento da família Dutton. Consolidados na região, os poderosos enfrentam, eventualmente, os desafios da Grande Depressão, durante o século XX.

A série, além disso, mostra os desafios encarados por quatro gerações da família, que sofre com a ameaça de perder as terras, sobretudo Cara Dutton (Helen Mirren) e Jacob Dutton (Harrison Ford). Donos do Rancho Yellowstone, os dois enfrentam inimigos poderosos que ameaçam sua posse de terras. 

“1923” (Crédito: Reprodução/Paramount+)

Durante um período marcado por crise econômica, “1923” apresenta os enormes conflitos vividos pelos personagens durante esse momento histórico, bem como as consequências da expansão territorial para o Oeste dos Estados Unidos e a devastação das comunidades nativas.

  • Ano de lançamento: 2022
  • Número de episódios: 8 episódios (uma temproada)
  • Onde assistir: Paramount+

“Yellowstone”

Por fim, “Yellowstone” mostra os Dutton em momento mais atual, comandados pelo patriarca John, dono de um grande império latifundiário, que, no entanto, se recusa a abrir mão de qualquer milímetro das terras que herdou da família.

Kevin Costner como John Dutton em “Yellowstone” (Crédito: Emerson Miller/Paramount Network)

Da mesma forma que grandes imobiliárias querem a propriedade para desenvolver o comércio local e expandir o espaço urbano, as comunidades indígenas se revoltam contra a tomada ilegal de terras pertencentes aos nativo-americanos, promovendo cenas difíceis para os poderosos.

  • Ano de lançamento: 2018
  • Número de episódios: 53 episódios (cinco temporadas)
  • Onde assistir: Netflix

O universo de “Yellowstone” ainda promete novas séries derivadas, como “The Madison”, “1944” e “6666”, por exemplo, em desenvolvimento, sem data de estreia definida.

Séries