“O Píer” é baseada em história real: trauma de família inspirou showrunner a escrever a série

Baseada em história real que ocorreu com o autor, Kevin, “O Píer” segue uma família disfuncional – em tentativa de superar altos e baixos

“O Píer” se destacou no catálogo da Netflix, ao lado de séries como “Olympo”, “DNA do Crime” e “The Rookie”, chegando às primeiras posições de títulos mais assistidos do streaming no momento.

O que muita gente não sabia é que a produção, que acompanha uma família disfuncional, foi baseada em fatos reais envolvendo um trauma, vivenciado pelo autor, Kevin Williamson, durante a infância.

Confira detalhes!

História real da série “O Píer”: trauma inspirou autor

A série da Netflix acompanha uma família disfuncional, dona de um império pesqueiro na Carolina do Norte que, diante de dificuldades inesperadas, recorrem a esquemas perigosos para salvar seu legado. Durante décadas, os Buckley se destacaram na pequena cidade costeira de Havenport, dominando, dessa forma, por completo o mercado pesqueiro e a cena gastronômica local.

Porém, tudo parece estar por um fio depois que o patriarca Harlan (Holt McCallany) sofre dois ataques cardíacos, a filha Bree (Melissa Benoist) se recupera do vício em drogas que a fez perder a custódia do filho, o filho Cane (Jake Weary) tenta provar seu valor e a esposa e mãe Belle (Maria Bello) mergulha nos negócios para manter tudo sob controle.

“O Píer” (Crédito: Dana Hawley/Netflix)

Enquanto os Buckley se afundam em águas perigosas para retomar a glória de seus estabelecimentos, o complicado relacionamento que estabelecem com um lorde das drogas pode ameaçar ainda mais o futuro dos quatro. Apesar de impressionante, a história de “O Píer” se baseia em fatos reais.

Kevin Williamson, criador da produção, comentou a inspiração em entrevista ao Tudum. “Eu sempre escrevo sobre o que conheço”, garantiu o autor, que se baseou em memórias da infância – marcada por um trauma que nunca se esqueceu.

“É um Kevin um pouco mais adulto. Sou eu relembrando a minha infância e adolescência. É uma reflexão, é nostálgico, é um pouco como uma peça de memória”, entregou. “Mas também se passa no mundo de hoje, é atual, e é uma história sobre uma família desfeita tentando se consertar sem realmente saber como”.

“O Píer”: pai do criador foi preso ao ajudar no tráfico de drogas

Em entrevista à TIME, posteriormente, Kevin relatou como a sua própria vida serviu de inspiração para o projeto. “Venho de uma família de pescadores — não apenas meu pai, mas a família inteira. Todos que eu conhecia eram pescadores”.

“O Píer” (Crédito: Dana Hawley/Netflix)

Nos anos 1980, entretanto, pesca predatória e as regulamentações ambientais fizeram com que a indústria perdesse força. O pai, como resultado, começou a disponibilizar os barcos para o tráfico de drogas, sem alternativa para garantir o sustento da família.

“Alguém apareceu e disse: ‘Se você fizer uma coisa dessas, pode ganhar todo esse dinheiro’. E foi difícil dizer não”, relembrou o showrunner. Eventualmente, o pai de Kevin foi preso por “conspiração para traficar maconha — 20.000 libras. Eles não prenderam apenas meu pai. Prenderam um monte de gente. Era parte de um cartel. Eles eram os homens baixos da operação”.

De acordo com Kevin, ao Tudum, a experiência foi traumática, mas também garantiu uma vida melhor para ele e sua família. “Colocou comida na mesa, me ajudou a ir para a faculdade”, confessou o showrunner.

Ben Fast, Danielle Campbell e Kevin Williamson no evento de lançamento (Crédito: Rick Kern/Getty Images for Netflix)

“O Píer”, com oito episódios, está disponível no catálogo da Netflix para assinantes.

Para assistir na Netflix