O que muda entre o livro e a série em “Manual de Assassinato para Boas Garotas”

“Manual de Assassinato para Boas Garotas” passou por mudanças no enredo em adaptação para a Netflix

“Manual de Assassinato para Boas Garotas”, destaque entre a audiência na Netflix, se baseia no livro de Holly Jackson. A série gerou expectativas entre os fãs por possível semelhança com a obra. Entretanto, apesar da interferência da autora, algumas diferenças não passaram despercebidas. Confira o que mudou!

“Manual de Assassinato para Boas Garotas”: mudanças na série

As mudanças se tornaram motivo de polêmica, em contrapartida, depois que Holly Jackson se pronunciou. De acordo com a autora, em entrevista à Variety, foram muitas sugestões para a Netflix e, apesar de ter participado do projeto e se sentir orgulhosa, a série se tornou “uma história irreconhecível”.

“No fim das contas, eu não tive poder de decisão. Então eu simpatizo totalmente com os fãs do livro que queriam ver seus momentos favoritos. Eu tenho uma interação tão próxima com o público que eu já esperava. Eu estava completamente envolvida com o projeto, eu fazia notas no roteiro a todo o tempo. Basicamente passei o último ano inteiro trabalhando no projeto. A série é literalmente irreconhecível por causa de mim”.

Emma Myers em “Manual de Assassinato para Boas Garotas” (Crédito: Joss Barratt/Netflix © 2024)

Lançado em 2022, o livro acompanha Andie Bell, garota mais popular da escola, que supostamente é assassinada pelo então namorado, Sal Singh. Cinco anos depois, Pip, certa de que existem outros suspeitos, decide começar a própria investigação.

Motivação de Pip não aparece no livro

Na série “Manual de Assassinato para Boas Garotas”, Pip Fitz-Amobi, interpretada por Emma Myers, fica responsável por apurar os fatos por trás do assassinato da colega de escola, Andie Bell (India Lillie Davies).

Da mesma forma que acontece no livro, Pip é motivada pela indignação da acusação em torno de Sal (Rahul Pattni), mas revela sentir remorso por ter visto Andie pouco antes da tragédia acontecer.

Os flashbacks, mostrados pela série da Netflix, onde Pip encontra Sal no dia do desaparecimento, contando que viu Andie chorando pelos corredores, não existem no livro.

“Manual de Assassinato para Boas Garotas” (Crédito: © 2024 Netflix, Inc)

Mudanças com a Família Da Silva

A série, ao contrário do best-seller, dá mais foco para os irmãos Da Silva: Nat (Jessica Webber) e Daniel (Jackson Bews). Embora ambos apareçam como suspeitos, na visão de Pip, no livro, na trama da Netflix isso fica ainda mais evidente.

O papel de Nat, entretanto, como uma das amigas mais próximas de Andie, corresponde ao de Chloe no livro. Daniel, na série da Netflix, se torna o responsável por mostrar a Pip o vídeo do interrogatório de Sal, onde aparenta um temperamento agressivo.

No livro, por outro lado, Pip fica sabendo sobre o interrogatório, mas através de uma transcrição. A protagonista, como resultado, não consegue reparar em seu comportamento, já que não teria acesso às imagens, adaptação que foi feita pela equipe da Netflix.

Emma Myers em “Manual de Assassinato para Boas Garotas” (Crédito: Netflix © 2024)

Sequestro de “sósia” de Andie

Sr. Ward (Matthew Baynton) é peça-chave no assassinato de Andie, uma vez que mantinha um caso com a estudante, empurrando a jovem durante confronto, que acontece em hotel privativo. Na ocasião, a estudante bateu a cabeça e foi embora ensanguentada.

Quando Andie desapareceu, assim como no livro, Sr. Ward achou que pudesse ter sido o responsável pelo assassinato. Dias depois, o protagonista perdeu a cabeça ao sequestrar uma menina bem parecida com Andie na rua, mas que não era ela.

O livro dá mais importância à deterioração mental da refém, que perde sua identidade, convencendo a si mesma de que é a própria Andie. Na série, em contrapartida, as cenas foram cortadas do roteiro, entregando como motivo para o sequestro o fato de Ward ter confessado seu crime à jovem.

Emma Myers em “Manual de Assassinato para Boas Garotas” (Crédito: Joss Barratt/Netflix © 2024)

ALERTA DE SPOILER!

Mudança em detalhe do final de “Manual de Assassinato para Boas Garotas”

Apesar da série se manter fiel aos acontecimentos do livro, expondo que a irmã mais nova de Andie, Becca (Carla Woodcock), foi a responsável pelo seu assassinato, motivada por uma trauma anterior, um detalhe não passou despercebido pelos fãs do livro.

Disposta a encobrir os rastros, Becca dopa Pip com um chá com sedativos, pretendendo assassiná-la também. No entanto, no livro, a protagonista é salva por Ravi (Zain Iqbal), irmão mais novo de Sal e seu parceiro de investigação.

Já na série, a melhor amiga de Pip, Cara (Asha Banks), é quem vai ao resgate da jovem, se surpreendendo com o que encontra e impedindo que sofra um destino trágico como Andie.

Com 6 episódios, “Manual de Assassinato para Boas Garotas” está disponível na Netflix.

Séries da Netflix