Tamara Trottner, autora do livro que inspirou “Ninguém Nos Viu Partir”, vivenciou a história real mostrada pela série da Netflix
“Ninguém Nos Viu Partir”, série de suspense e drama em alta na Netflix, se inspira em uma história real e traumática, relatada no livro de memórias “Nadie nos vio partir“, da autora Tamara Trottner. A sinopse acompanha um pai que sequestra os dois filhos na intenção de afastá-los da mãe e levá-los para o exterior.
Confira detalhes!
História real por trás de “Ninguém Nos Viu Partir” na Netflix
O caso real que inspirou “Ninguém Nos Viu Partir” aconteceu em 1968, envolvendo a própria Tamara, autora do livro, que foi uma das crianças sequestradas pelo pai. De acordo com a escritora, no dia que completou cinco anos, ela e o irmão foram abruptamente levados pelo pai, sem qualquer aviso à mãe.
O livro de Tamara, portanto, narra a experiência a partir de seu ponto de vista infantil. O sequestro, no entanto, foi motivado por vingança, logo depois do pai descobrir um suposto caso extraconjugal da mãe, levando os dois filhos que tiveram como retaliação e disposto a causa sofrimento para a ex.

Disposto a mantê-los longe da mãe por anos, o pai chegou a se mudar de país várias vezes, na tentativa de esconder o paradeiro das crianças. A mãe de Tamara, por outro lado, não mediu esforços e recursos para procurá-los, contratando até mesmo investigadores particulares para apoiá-la nessa missão.
Tamara, além disso, declarou em entrevistas que sua mãe prefere se referir ao incidente como uma “viagem” em vez de um sequestro. A princípio, a pequena e o irmão, chamado Isaac, acreditaram estar de férias, mas a falta de respostas sobre a escola, a casa e a mãe fez com que suspeitassem de algo errado.
“Ninguém Nos Viu Partir” faz adaptação da história real
Na série da Netflix, a perspectiva da história sofre alteração, com foco, sobretudo, na luta da mãe para se reunir com os filhos. A série, ambientada em 1968, apresenta Valeria Goldberg (Tessa Ia), que vive um casamento forçado e sem amor com Leo Saltzman (Emiliano Zurita), filho de um influente empresário.
Como resultado, Leo, aconselhado pela família, leva os dois filhos, Tamara (Marion Siro) e Isaac (Alexander Varela), para a Europa, sem informar Valeria. A protagonista, contudo, contrata Elías (Ari Brickman), um ex-agente do Mossad que se tornou detetive particular, para rastreá-los em escala internacional.

Os créditos finais de “Ninguém Nos Viu Partir” revelam que Isaac e Tamara só viram o pai, Leo, depois de mais de 20 anos dos acontecimentos. A escritora pontuou que o encontro ficou marcado por uma mistura entre dor, cura e reflexão, tirando a história a limpo, o que permitiu o início da cicatrização das feridas.
Autora de “Ninguém Nos Viu Partir” ficou anos sem ver o pai
“O livro e a série são inspirados na minha vida e surgiram quando percebi que precisava contar esta história. São as minhas memórias de quando eu tinha cinco anos e meu pai sequestrou meu irmão e eu para se vingar da minha mãe. Passamos dois anos em três continentes”, declarou Tamara, em evento para apresentar a série.
“Reencontrei meu pai, que parei de ver aos sete anos, e perguntei como ele ousou nos levar embora. Ele me contou a sua verdade, que era tão valiosa e verdadeira quanto a da minha mãe. Decidi escrever um romance que expusesse os eventos e deixasse as pessoas decidirem”.

Apesar de ter detalhado a dinâmica familiar, a autora manteve os nomes reais dos pais em segredo. Recentemente, Tamara publicou um novo livro, “Pronunciaré sus nombres“, que funciona como uma prequela de seu livro de memórias, com foco nos avós.
“Ninguém Nos Viu Partir” está disponível no catálogo da Netflix.

