Quarta temporada de “Monstro” acompanha assassina que ganhou repercussão com crime chocante de 130 anos atrás
Criada por Ian Brennan e Ryan Murphy, “Monstro” se dedica a contar a história de grandes criminosos que marcaram a história, incluindo Jeffrey Dahmer, os irmãos Menenzes e, mais recentemente, Ed Gein. A quarta temporada, confirmada pela Netflix, vai abordar a história de uma assassina bem polêmica.
Confira tudo o que já sabemos!
Quarta temporada de “Monstro” vai focar em assassina
Quem foi Lizzie Borden, nova protagonista de “Monstro”
De acordo com os próprios criadores, a quarta temporada de “Monstro” vai abordar a trajetória de Lizzie Borden, se afastando do período de crimes cometidos nos séculos XX ou XXI. Primeira protagonista feminina da dupla, a criminosa ganhou fama em 1892.
Lizzie Borden foi acusada e depois absolvida pelos assassinatos brutais de seu pai e sua madrasta, em Fall River, Massachusetts, nos Estados Unidos. A nova protagonista cresceu em uma família de classe média alta, marcada pela rigidez moral e religiosa da era vitoriana
Filha de Andrew Borden, um empresário austero e conhecido na comunidade, Lizzie teve uma juventude discreta, onde enfrentava tensões familiares profundas. A jovem nunca se deu bem com a madrasta, Abby Borden, com quem mantinha relação fria e distante.
Crime de Lizzie Borden chocou os Estados Unidos
Andrew e Abby Borden foram encontrados mortos a machadadas dentro de casa na manhã de 4 de agosto de 1892. O pai de Lizzie, de 70 anos, teve o rosto praticamente desfigurado pelos golpes, enquanto a madrasta, atingida primeiro, estava no quarto de hóspedes.
Lizzie despontou como uma das principais suspeitas. Única pessoa presente na casa no momento dos assassinatos, além da empregada Bridget Sullivan, a herdeira foi vista comprando ácido no dia anterior, além de apresentar contradições em seus depoimentos, queimando um vestido após o crime.
Na época, Lizzie, que negou ter cometido os assassinatos, foi absolvida, em parte pela falta de provas concretas – afinal, a arma do crime nunca foi encontrada. Além disso, os exames forenses da época eram rudimentares, tornando inviável qualquer acusação formal.
Detalhes da quarta temporada de “Monstro”
Conforme divulgado pela Netflix, Ella Beatty (“Se eu Tivesse Pernas Te Chutaria”) vai ser a responsável por interpretar a assassina. Rebecca Hall (“A Casa Sombria”) vai interpretar a madrasta da protagonista, enquanto Vicky Krieps, que aparece na temporada de Ed Gein, foi escolhida como governanta da casa e suspeita de manter um caso com Lizzie. O próprio Charlie Hunnam, que se destacou na pele do assassino em série, retorna ao elenco como Andrew Borden.
Apesar de não pagar pelo crime, Lizzie passou sua vida rejeitada e hostilizada pelo restante da comunidade de Fall River, em Massachusetts. A série, portanto, vai retratar desde o crime e suas contradições até o momento em que sofreu com a repressão da população local.
Lizzie morreu em 1927, aos 66 anos, de pneumonia, mas o túmulo permanece até hoje em Fall River. Assim como nas temporadas anteriores, “Monstro” deve mesclar os fatos reais com ficção para trazer à tona a história, que recebeu ampla cobertura midiática na época.
Até o momento, a quarta temporada de “Monstro” não ganhou data oficial de estreia. As três primeiras, no entanto, seguem disponíveis na Netflix, com a de Jeffrey Dahmer colecionando os maiores números de audiência, perdendo apenas para séries queridinhas, como “Wandinha” e “Adolescência”.
Mais sobre “Monstro” na Netflix
- Final explicado de “Monstro: Ed Gein”: o que acontece na série
- O que é verdade e o que é ficção em “Monstro: A História de Ed Gein”
- Ed Gein, de “Monstro”, da Netflix, inspirou outros três clássicos do terror