Especialista explica significado por trás de sanduíche em “Adolescência”: entenda a cena

Cena em que psicóloga entrega um sanduíche para Jamie, durante interrogatório, não foi por acaso em “Adolescência”

Uma cena específica de “Adolescência”, minissérie britânica da Netflix, deu o que falar entre a audiência. A produção acompanha o caso chocante de Jamie (Owen Cooper), de apenas 13 anos, que vai preso pelo assassinato de uma colega da escola.

Constantemente interrogado por Briony Ariston (Erin Doherty), que tenta ajudar o pai a entendê-lo, o jovem ganha um sanduíche da psicóloga, durante um dos encontros. Apesar de chamar a atenção, a sequência teve um significado por trás. Entenda!

“Adolescência” na Netflix: o que significa a cena do sanduíche?

Na minissérie original da Netflix, Eddie Miller (Stephen Graham), pai de Jamie, luta para compreender o que aconteceu, enquanto a psicóloga Briony Ariston não mede esforços para desvendar a mente do garoto, insistindo por uma abertura.

Da mesma forma, Luke Bascombe (Ashley Walters), inspetor, lidera as investigações do crime que tem o jovem como principal suspeito. Logo no início dos episódios, Jamie vai preso enquanto as autoridades reúnem provas.

“Adolescência” (Crédito: Reprodução/Netflix)

O adolescente é acusado de assassinar uma colega da escola, Katie (Emilia Holliday), após ser flagrado por câmeras de segurança, em momento suspeito. Como resultado, Briony decide acompanhá-lo durante todo o processo.

Durante um dos interrogatórios feitos pela psicóloga, Briony entrega o sanduíche favorito de Jamie, no terceiro episódio, além de uma bebida. A atitude, portanto, pode ser vista como uma forma de tentar reaproximação para reconquistar e estabelecer vínculo sólido com a confiança do paciente.

De acordo com Karla Paulina Sánchez Horta, psicóloga infantil, que analisa cenas em seu canal no YouTube, o gesto foi bem planejado. “Eles estão em uma fase de autodescoberta, onde até um alimento pode definir parte de quem são. Quando alguém presta atenção nisso, o resto ganha um peso natural enorme”, entregou a especialista.

“Adolescência” (Crédito: Divulgação/Netflix)

Jamie, entretanto, deixa o sanduíche de lado, dando apenas uma mordida, para agradar a psicóloga. A reação se explica pelo fato de que “Jamie simula aceitação para não magoar a psicóloga, mas recusa o alimento porque, no fundo, não quer se abrir. É uma forma de defesa”.

Jogo psicológico entre Jamie e Briony em “Adolescência”

A série foca constantemente no jogo psicológico entre Jamie e Briony, que, apesar de manter postura profissional, busca conquistar empatia para extrair a verdade e ajudar a desvendar o crime.

Mesmo depois que entrega o sanduíche, a psicóloga não consegue avançar, já que as perguntas sobre a relação de Jamie com outras mulheres faz com que se sinta extremamente invadido e irritado.

Ainda que tente manter a objetividade, Briony se afeta com o caso, concluindo que Jamie não é apenas um adolescente com raiva acumulada, mas precisa também de afeto e conexão.

“Adolescência” (Crédito: Divulgação/Netflix)

“Ela entra em conflito interno, dividida entre a obrigação profissional de investigar o crime e a compaixão pelo ser humano frágil à sua frente”, comentou a especialista, fazendo paralelo com a cena do sanduíche.

“A série entende que adolescentes muitas vezes expressam seus conflitos através de ações mínimas. Jamie não precisa dizer que está confuso, basta ele recusar o alimento que, momentos antes, o deixou feliz”.

“Adolescência” está disponível no catálogo da Netflix.

“Adolescência” na Netflix