“1992” cita momento histórico para a Espanha como pano de fundo de história que intrigou a audiência da Netflix
Mais uma série espanhola da Netflix, “1992”, suspense policial, cria um universo que parece assustadoramente familiar para o público. Como resultado, a produção gerou curiosidade se teria sido baseada em fatos reais, uma vez que utiliza eventos históricos como pano de fundo. Entenda!
“1992”: série espanhola da Netflix se baseia em fatos reais?
Na série original do streaming, uma viúva se une a um ex-policial para investigar a conexão da morte de seu marido com a Expo ’92 de Sevilha. “1992”, portanto, acompanha os desdobramentos da tragédia envolvendo o marido de Amparo (Marian Álvarez), vítima de explosão.
A protagonista, em contrapartida, se convence de que não foi acidental, mas a polícia discorda de suas considerações. Em seguida, Amparo busca a ajuda de Richi (Fernando Valdivielso), um segurança que foi afastado da força policial por conta de seu comportamento inadequado.
Juntos, eles identificam uma pista curiosa na cena do crime da morte do esposo de Amparo, um bonequinho do Curro, o mascote oficial da Exposição Universal de Sevilha de 1992, que aparece também nas investigações de outro assassinato, apontando suposto serial killer.
“1992”, porém, flerta com o realismo, mas é uma obra ficcional. A trama apresenta eventos fictícios, incluindo a história de um assassino conhecido como Flamethrower Killer, com métodos que ultrapassam investigações comuns.
No entanto, “1992” faz referência ao contexto histórico que dá origem ao nome, mas toma liberdades para colocá-lo em cena. O título faz referência à Exposição Universal de Sevilha, realizada em 1992, um evento que marcou os 500 anos da chegada de Cristóvão Colombo à América, representando um marco de sucesso para a Espanha.
Além disso, não existem registros de atividades criminosas ou corrupção associadas ao evento na vida real, lacuna que foi aproveitada pela equipe envolvida em “1992”, como forma de trazer mais emoção às cenas, convencendo o público de que poderia se tratar de uma história real.
“1992”, com 6 episódios, está disponível para assinantes na Netflix.