Qual é o segredo de Jonas em “Rainha da Sucata”? Personagem esconde vários mistérios

Maior segredo de Jonas envolve filha biológica e vem à tona somente na reta final de “Rainha da Sucata”

Jonas (Raul Cortez) guarda mais de um segredo em “Rainha da Sucata”, exibida originalmente entre abril e outubro de 1990, na Globo. O personagem, cheio de mistérios ao longo da novela em reprise, movimenta algumas revelações da trama, que acontecem aos poucos, até a reta final.

“Rainha da Sucata”: qual o segredo de Jonas?

A curiosidade em torno de Jonas começa a partir do momento em que aceita trabalhar como mordomo para a família Figueroa. Apesar de não ter nenhuma garantia sobre o pagamento, o personagem se oferece para permanecer no cargo para os patrões falidos.

Ao longo da novela, o mordomo desenvolve um relacionamento com a herdeira Mariana (Renata Sorrah) por interesse. Sua principal motivação é sabotar o casamento dela com Renato (Daniel Filho), já que é uma das principais beneficiárias do testamento de Onofre (Lima Duarte). Utilizando sua influência, Jonas manipula a situação para garantir que seu próprio plano seja bem-sucedido.

Jonas (Raul Cortez) em “Rainha da Sucata” (Crédito: Globo)

O primeiro segredo revelado, nesse meio tempo, é que Jonas foi amante de Isabelle Bresson (Cleyde Yáconis). Quando a socialite retorna ao Brasil, os dois se encontram na mansão dos Figueiroa, onde, pelo clima, fica claro que tiveram uma história. O romance, no entanto, não se desenvolve novamente e fica apenas no passado.

A revelação mais bombástica vem à tona somente na reta final de “Rainha da Sucata”: Jonas é o pai biológico de Paula (Claudia Ohana). O personagem, porém, sempre foi visto como um porto-seguro para a jovem, enviando dinheiro para ela desde quando vivia em um orfanato, colocada para adoção pela própria Isabelle.

Paula (Claudia Ohana) em “Rainha da Sucata” (Crédito: Globo)

Dessa forma, Jonas permanece como mordomo para protegê-la, logo depois que descobre que Laurinha (Glória Menezes) encomendou uma investigação sobre a jornalista após o envolvimento dela com Edu (Tony Ramos). O pai, portanto, observa cada movimentação dos Figueiroa para tentar protegê-la.

Por fim, Jonas esconde um terceiro e último segredo: as anotações no bloco de notas eram para um roteiro de novela. O mordomo utilizava as situações vividas pelos personagens ao seu redor como inspiração para uma história.

“Rainha da Sucata”