Tragédia mudou a vida de um dos “filhinhas” de dona Armênia em “Rainha da Sucata”: só um deles seguiu atuando
“Rainha da Sucata” (1990), escrita por Silvio de Abreu, é um dos grandes clássicos da teledramaturgia brasileira e um estrondoso sucesso de audiência. A trama se destacou por seu tom de comédia e crítica social, acompanhando, entre os protagonistas, Dona Armênia (Aracy Balabanian) com seu bordão “na chon”.
A personagem, além disso, tinha três filhos homens – que chamava carinhosamente de “filhinhas” por conta do sotaque – Gerson (Gerson Brenner), Gino (Marcello Novaes) e Geraldo (Jandir Ferrari). A repercussão entre o público foi tão grande que o trio voltou a reprisar os papéis nas novelas seguintes de Silvio de Abreu, como “Deus Nos Acuda” (1992).
Veja como estão atualmente!
“Rainha da Sucata”: como estão os “filhinhas” de dona Armênia
Gerson (Gerson Brenner)
Galã em ascensão na década de 1990, Gerson Brenner emendava um trabalho atrás do outro, passando por diferentes emissoras, como a extinta Manchete, a Globo, o SBT e a Record, nesse meio tempo. Além de “Rainha da Sucata”, seu currículo destaca sucessos como “Lua Cheia de Amor” (1990), “Perigosas Peruas” (1992) e “Olho no Olho” (1993).
O ator, no entanto, teve a carreira brutalmente interrompida quando atuava em “Corpo Dourado” (1998). Aos 38 anos, em 17 de agosto do mesmo ano, o ator levou um tiro na cabeça ao ser surpreendido por bandidos durante uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro, onde gravaria o último capítulo da novela. Os criminosos jogaram pedras na estrada para obrigá-lo a parar.

No total, Gerson ficou 23 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), chegando a entrar em coma, mas sobrevivendo ao atentado. Atualmente com 65 anos, no entanto, ainda enfrenta dificuldades para falar, se locomover e se alimentar. O ex-ator é casado com a psicóloga Marta Mendonça e pai de duas filhas: Anna e Vitória, de relacionamentos anteriores.
Gino (Jandir Ferrari)
A carreira de Jandir Ferrari ganhou impulso após Rainha da Sucata, estabelecendo-o em diversas emissoras do país ao longo dos anos. Na TV Globo, ele marcou presença em produções notáveis como “O Dono do Mundo” (1991), “A Padroeira” (2001), “Casa das Sete Mulheres” (2003) e, mais recentemente, “Segundo Sol” (2018).

Sua trajetória inclui também trabalhos no SBT, com participações em “Éramos Seis” (1994) e “Colégio Brasil” (1996). Aos 60 anos, o ator se mantém ativo na carreira artística. O trabalho mais recente foi em uma participação especial como o delegado Valdez em “Garota do Momento” (2024). Jandir é casado e pai de dois filhos.
Geraldo (Marcello Novaes)
“Rainha da Sucata” foi o terceiro trabalho de Marcello Novaes na TV, após as novelas “Vale Tudo” (1988) e “Top Model” (1989), onde demonstrou seu talento para a vocação. Logo depois do sucesso da trama de Silvio de Abreu, o ator foi convidado para diversos outros trabalhos na Globo e, em 1994, viveu o personagem mais marcante de sua carreira: o Raí, de “Quatro por Quatro”.
A novela rendeu até um romance com Letícia Spiller, com quem Marcello teve um filho, o também ator Pedro Novaes, que seguiu os passos dos pais. Posteriormente, o ator consolidou sua carreira com papéis marcantes em produções como “O Clone” (2001), “Chocolate com Pimenta” (2003), “Avenida Brasil” (2012) e “Além da Ilusão” (2022).

Hoje, aos 63 anos, Marcello Novaes está no ar como o vilão Jaques em “Dona de Mim”, o maior antagonista da novela das 19h. Na vida pessoal, além de Pedro, ele é pai do cantor Diogo Novaes, de 31 anos, fruto de seu relacionamento com a empresária Sheyla Beta.

