“Guerreiros do Sol” resgata período importante da história brasileira, com elenco talentoso, no Globoplay
“Guerreiros do Sol“, originalmente produzida para o Globoplay, rapidamente se transformou em um fenômeno de audiência na plataforma. A trama mergulha no universo do cangaço para contar uma história de amor e resistência das décadas de 1920 e 1930 – com o apoio de um elenco talentoso em pleno sertão nordestino.
Confira todos os detalhes!
Tudo sobre “Guerreiros do Sol”: novela original do Globoplay
Qual é a história de “Guerreiros do Sol”
“Guerreiros do Sol” propõe uma abordagem mais moderna e olhar aprofundado ao cangaço. A história central gira em torno de Rosa (Isadora Cruz), uma jovem que, em busca de justiça e liberdade, se une a um grupo de cangaceiros liderado por Josué (Thomás Aquino), o Lampião.
A busca de Rosa por vingança contra as injustiças que sofreu é um dos pilares da narrativa. Além disso, a protagonista tem uma irmã, a Otília (Alice Carvalho), de personalidade oposta. Enquanto Rosa fala o que pensa e sonha em viajar o mundo, Otília é mais comedida e pé no chão.

Quando Otília se muda junto com Rosa para a fazenda de Elói, conhece Jânia (Alinne Moraes), a nora do fazendeiro, que ensina a jovem a ler. As duas, eventualmente, se apaixonam, mas o rapaz não aceita, provocando uma tragédia na casa da família Alencar.
Como resultado, Josué e seus irmãos – Milagre (Ítalo Martins), Sabiá (Vitor Sampaio) e Arduíno (Irandhir Santos) – se unem ao bando do experiente cangaceiro Miguel Ignácio (Alexandre Nero). Nesse meio tempo, Josué se destaca, incomodando Arduíno, que acaba expulso do grupo. Ressentido, Arduíno se alia à polícia com o objetivo de capturar e matar Josué.
Inspiração na vida real para “Guerreiros do Sol”
“Guerreiros do Sol”, portanto, se destaca por retratar de forma autêntica a cultura, os costumes e os desafios do sertão brasileiro, com um visual deslumbrante. A novela, além disso, se inspira na vida de Lampião e Maria Bonita e de muitos outros casais cangaceiros que cruzaram o Nordeste.

“Guerreiros do Sol” oferece uma nova perspectiva sobre o cangaço, fugindo de clichês e aprofundando a complexidade dos personagens históricos e da época. Recriando um período histórico, a novela mostra a complexa dinâmica de poder entre os coronéis, os cangaceiros e a população oprimida.
Elenco de “Guerreiros do Sol”
Criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, com colaboração de Claudia Tajes, Mariana Mesquita, Ana Flávia Marques, Dione Carlos e Marcos Barbosa, “Guerreiros do Sol” tem direção artística de Rogério Gomes, direção de João Gomes e Thomaz Cividanes, produção de Juliana Castro e direção de gênero de José Luiz Villamarim.
Frederico Pernambucano de Mello, autor do livro homônimo, é consultor de pesquisa e conteúdo da novela. Entre o elenco, se destacam nomes talentosos e predominantemente nordestinos – Thomás Aquino, que interpreta o protagonista Josué na história, por exemplo, nasceu em Recife, Pernambuco.

Também atuam na novela Irandhir Santos, que interpreta o grande vilão da trama (Arduíno), Marcélia Cartaxo (Dona Generosa), Alice Carvalho (Otília), Luiz Carlos Vasconcelos (Bosco), Pedro Wagner (Pente Fino), Kelner Macêdo (Zé do Bode), Rodrigo Garcia (Hildebrando Cheiroso), Ênio Cavalcante (Gasolina), Marco França (Fabiano), Larissa Goes (Petúnia), Ítalo Martins (Crispino/Milagre) e Rodrigo Lelis (Padre Bida).
“Ter muitos atores nordestinos no elenco foi uma prioridade para a gente. Eles trazem a atmosfera do Nordeste para dentro do set”, declarou Rogério Gomes, diretor artístico, ao Gshow. Por outro lado, parte do elenco foi para o sertão, para uma imersão e alguns laboratórios, antes do início das gravações.
Por fim, completam o elenco José de Abreu (Coronel Elói Bandeira), Alexandre Nero (Miguel Ignácio), Alinne Moraes (Jânia Bandeira), Daniel de Oliveira (Idálio Bandeira), Nathalia Dill (Valiana), Otávio Muller (Coronel Nogueira), Theresa Fonseca (Adelzira) e Larissa Bocchino (Ivonete), entre outros.

Temas sociais em “Guerreiros do Sol”
Apesar de “Guerreiros do Sol” ser uma novela de época, muitos temas atuais, de forte impacto social, ganharam espaço ao longo dos capítulos. A princípio, se destacam reflexões sobre saúde, identidade LGBTQIAPN+, justiça, conflitos familiares e feminismo.
A temática da força feminina ganha relevância. “Relações entre mulheres e mulheres, isso é uma coisa diferente, que nunca foi abordado no universo cangaço”, afirmou o diretor artístico, durante um evento nos Estúdios Globo.
“O cangaço nunca foi retratado dessa forma. Vocês vão ver que as mulheres conseguem seus objetivos de vida. Acho que esse lado da força da mulher é o que a gente pode esperar de diferente na novela”.

Bastidores de “Guerreiros do Sol”
O investimento em cenários, fotografia e direção entrega um produto com alto padrão de qualidade. Como resultado, “Guerreiros do Sol” gerou comparação até com séries internacionais, contando com uma equipe talentosa de pesquisa para trazer o melhor do sertão para as telinhas do Globoplay.
A novela foi gravada em diversas locações, com a maior parte das cenas externas no sertão nordestino, em cidades como Piranhas e Delmiro Gouveia, em Alagoas, e Canudos e Paulo Afonso, na Bahia. Em contrapartida, parte das gravações também ocorreu nos Estúdios Globo e em externas no Rio de Janeiro.
As gravações no Nordeste duraram mais de dois meses e envolveram uma logística complexa, com a equipe utilizando mais de 20 picapes com tração 4×4 para acessar algumas locações em Canudos, na Bahia.

Onde assistir “Guerreiros do Sol”
Inaugurando o Globoplay Novelas, “Guerreiros do Sol” estreou no streaming em 11 de junho. A plataforma libera cinco capítulos por semana, sempre às quartas-feiras, para os assinantes.
No Globoplay Novelas, os capítulos são exibidos de segunda a sexta-feira, às 22h40, com reapresentação do capítulo de sexta no sábado e maratona de cinco capítulos aos domingos, às 21h30.