Saiba os bastidores sobrenaturais de “A Viagem”: elenco fez até encontro de oração

Durante as gravações da novela “A Viagem”, fenômenos estranhos e relatos sobrenaturais marcaram os bastidores

Sucesso absoluto nos anos 90, a novela “A Viagem” retorna à programação da TV Globo trazendo não só sua trama sobre o espiritismo, mas também lembranças curiosas — e um tanto assustadoras — dos bastidores. Relatos de barulhos inexplicáveis, objetos se movendo sozinhos e orações coletivas fazem parte das memórias do elenco, em especial da atriz Christiane Torloni, que viveu experiências inusitadas enquanto participava da produção.

“A Viagem”: veja bastidores sobrenaturais da novela

(Crédito: Divulgação/Bazilio Calazans)

A novela “A Viagem” (1994), de Ivani Ribeiro, não marcou o público apenas com sua trama sobre a vida após a morte. Os bastidores da produção também foram recheados de experiências consideradas sobrenaturais pelos próprios atores. Em entrevista ao jornal O Globo, Christiane Torloni, que interpretava Diná, contou que passou por episódios inexplicáveis enquanto morava sozinha em um apartamento antigo durante as gravações.

“Quando a gente começou a gravar, eu estava morando provisoriamente num apartamento daqueles antigos (…) e, quando chegava de noite, a casa não ficava em paz. Estava morando sozinha, e o quarto 1 e o quarto 2 ficavam apitando. Caiam coisas na sala. Nunca fui uma pessoa impressionável. Na casa da minha avó, que era uma casa antiga, eu não tinha medo”, contou a atriz.

Assustada, mas buscando entender o que estava acontecendo, Torloni procurou o diretor da novela, Wolf Maia, que tem origem em uma família espírita tradicional de Goiás. Ela revelou ter perguntado se a equipe havia feito algum tipo de preparação espiritual antes de iniciar o projeto, dado o teor sensível da trama.

“Falei: ‘Wolf, a gente pediu licença para fazer esse trabalho?’. Porque acredito nessas coisas. Quando a gente vai trabalhar com coisas reais, mesmo, você tem que fazer uma mentalização. (…) Falei: ‘Preciso fazer alguma coisa, estou tão cansada, chega na hora de dormir e a casa vira… as coisas caem e tal.’ Aquilo começou a me incomodar mais do que assustar.”

A solução? Um encontro de oração foi realizado na casa da atriz. “Eu fiquei quietinha lá, eles oraram, me concentrei, e parou”, disse Torloni.

(Crédito: Divulgação/Globo)

Além disso, a atriz contou que, durante a exibição da novela, começou a receber diversas cartas dos telespectadores. Algumas delas vinham com mensagens psicografadas, que pediam calma e diziam que o trabalho da novela tinha uma missão importante. “A maioria eram psicografadas. Diziam: ‘Fica calma, tá tudo bem, esse trabalho precisa ser feito, vai confortar as pessoas, estão acalmando’”, relatou. “Eu orava. Essa é a nossa ferramenta.”

Antonio Fagundes e Christiane Torloni em “A Viagem” (Crédito: Globo/Bazilio Calazans)

Novelas