Trio de atores, formado por Carolina Ferraz, José Mayer e Regina Duarte em “História de Amor”, passou por climão com a Globo
“História de Amor”, de 1995, que voltou ao ar como reprise na Globo, mostra atores de peso no elenco, ainda que alguns deles tenham tido problemas diretamente com a emissora. Carolina Ferraz, José Mayer e Regina Duarte, protagonistas da trama, chegaram até mesmo a romper com a gigante da TV.
Relembre!
“História de Amor”: atores que tiveram problemas com a Globo
Carolina Ferraz
Responsável pelo papel de Paula, esposa do Dr. Carlos (José Mayer) que é trocada por Helena (Regina Duarte) em “História de Amor”, Carolina Ferraz encerrou o contrato com a Globo em 2016 após 27 anos. Na época, a atriz foi eventualmente desligada, gravando, como última novela, “Haja Coração”, do mesmo ano.

Posteriormente, Carolina Ferraz entrou com processo contra a Globo, alegando não ter recebido férias e nem décimo terceiro salário. De acordo com o UOL, a atriz moveu uma ação trabalhista contra a Globo, para o reconhecimento de seu vínculo empregatício CLT e o pagamento de R$ 7 milhões em direitos trabalhistas.
Nesse meio tempo, a artista alegou que nunca teve seu contrato de trabalho reconhecido pela CLT, o que a privou de benefícios como férias e 13º salário. Segundo informações apuradas pela Folha de S. Paulo, o Supremo Tribunal Federal negou o pedido de reconhecimento de vínculo.
José Mayer
José Mayer, que interpreta o Dr. Carlos Moretti, par romântico de Helena, se envolveu em grande polêmica na Globo, posteriormente. Em 2019, o ator foi desligado da emissora após cometer assédio sexual contra a figurinista Susllem Tonani.
Em um relato em primeira pessoa publicado no blog “#Agoraéquesãoelas”, do jornal Folha de S. Paulo, a funcionária da TV Globo relatou, em detalhes, episódios em que o ator teria causado, sobretudo, constrangimento e cometido diversos assédios.
“Em fevereiro de 2017, dentro do camarim da empresa, na presença de outras duas mulheres, esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália. Sim, ele colocou a mão na minha b***ta e ainda disse que esse era seu desejo antigo”.

Em um primeiro momento, José Mayer negou as acusações, garantindo que, em contrapartida, estariam misturando “ficção com realidade”. “As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra, não minhas!”.
Na época, José Mayer foi afastado da novela “O Sétimo Guardião”, de Aguinaldo Silva, para a qual estava escalado. Depois de um ano na geladeira, o contrato do ator não foi renovado no final de 2018.
Apesar da polêmica, a Globo continua exibindo tramas que contam com a participação do ator em reprises, como “A Favorita”, “Laços de Família”, “Mulheres Apaixonadas” e “Tieta”.
Regina Duarte
Quando a Globo anunciou a reprise de “História de Amor”, com Regina Duarte no protagonismo, os fãs ficaram chocados com a decisão da emissora de reprisar uma novela da qual a atriz fez parte. A relação entre ambas as partes, portanto, se tornou tensa e chegou ao fim em 2020 depois de 50 anos de parceria.
No momento em que “História de Amor” chegou ao Globoplay, a emissora, inclusive, cortou o rosto de Regina Duarte da imagem promocional. As diferenças se tornaram irreconciliáveis após Regina aceitar convite do ex-presidente Jair Bolsonaro para a secretaria especial da Cultura.

“Deixar a TV Globo é como deixar a casa paterna. Aqui recebi carinho, ensinamentos e tive a oportunidade de interpretar personagens extraordinárias, reveladoras do DNA da mulher brasileira. Por mais de 50 anos sinto que pude viver, com a grande maioria do povo brasileiro, um caso de amor que, agora sei, é para sempre”, afirmou a atriz, em nota divulgada pela CGCom.
Ambas as partes ensaiam um retorno, uma vez que a atriz narrou as chamadas com o anúncio da reprise de 2025