Final explicado do filme “A Cabana”: entenda o significado que comoveu a audiência

Em alta na Netflix, “A Cabana” traz final marcado por redenção do protagonista, que consegue lidar com seus traumas

“A Cabana”, filme de 2017, lançado recentemente no catálogo da Netflix, acompanha um homem perturbado que, após enfrentar trauma com o desaparecimento da filha, é convidado a ir a uma cabana remota. Em contrapartida, o final, cheio de significado, prova que é possível encontrar cura e redenção, através do amor, do perdão e da fé.

Final explicado do filme “A Cabana”: entenda o que acontece

Em “A Cabana”, o protagonista, Mackenzie “Mack” Phillips (Sam Worthington), vive atormentado após perder a filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado. No entanto, sinais de que teria sido violentada e assassinada, eventualmente, são percebidos em uma cabana nas montanhas.

Posteriormente, anos após a tragédia, o homem, com a fé profundamente abalada, recebe uma carta assinada por “Papa”, como se refere a Deus. Em seguida, Mack decide retornar à cabana, passando por uma jornada de autoconhecimento profunda, ao encontrar também Jesus, um carpinteiro amável e Sarayu, que representa o Espírito Santo.

“A Cabana” (Crédito: Reprodução/Paris Filmes)

Através de conversas profundas com Papa (Octavia Spencer), Jesus (Aviv Alush) e Sarayu (Sumire Matsubara), Mack começa a perceber que sua dor e sofrimento não o distanciaram de Deus. Da mesma forma, o protagonista processa a raiva por ter tido a filha tirada de sua vida de uma maneira tão brutal.

Um dos momentos mais significativos do final, por outro lado, ocorre quando Mack se encontra com Sophia (Alice Braga), a personificação da Sabedoria Divina, fazendo um “julgamento simbólico”. O encontro, como resultado, revela a complexidade do mundo e o protagonista entende que não é sua função julgar os outros.

Mack, afinal, conclui que são todos filhos de Deus, incluindo o assassino da filha, Missy. A compreensão começa a libertá-lo dos sentimentos de angustia e revolta que carregou durante anos. O final, entretanto, entrega que o encontro com a Trindade Cristã não passou de um sonho.

“A Cabana” (Crédito: Reprodução/Netflix)

Final de “A Cabana” revela que Mack sonhou com tudo

Após sofrer um acidente de carro, Mack acorda no hospital, quando descobre, através de um amigo, que nunca chegou à cabana. O sonho, dessa forma, foi uma maneira do subconsciente lidar com os traumas em torno da morte de Missy, libertando o protagonista de tamanho sofrimento.

“A Cabana” (Crédito: Reprodução/Paris Filmes)

Uma vez que, no sonho, Mack encontra o corpo da filha, na vida real a atitude simboliza a cura de seu espírito. Através do velório, que acontece apenas a nível subconsciente, o protagonista, eventualmente, se perdoa por sentir que falhou como pai e acorda renovado.

Com uma sensação de paz, Mack retorna para a família, mais amoroso e certo do que deseja. O filme termina com o protagonista entendendo sobre a incerteza da vida e lidando bem com isso. Além disso, começa a acreditar que Missy está em um lugar melhor, com Deus, encerrando esse ciclo.

“A Cabana” (Crédito: Reprodução/Paris Filmes)

Baseado no best-seller de mesmo nome, publicado por William P. Young em 2007, “A Cabana” está disponível na Netflix.

Mais sobre filmes