Filmes que foram baseados em HQ’s e você provavelmente não sabia

Com milhares de roteiros surgindo todos os anos nos cinemas, fica difícil distinguir o que é original e o que é adaptação, tanto que muitas vezes vemos um filme ser lançado e um mês depois o livro da história surgir nas livrarias, e nem fazíamos ideia! Isso acontece também com histórias em quadrinhos. Veja 7 filmes que foram baseados em HQ’s e você provavelmente não sabia. 

“Azul é a Cor Mais Quente” (2013)

O filme foi inspirado na HQ francesa “A Vida de Adèle”, de Julie Maroh. Os quadrinhos acompanham a vida de Adele por meio dos seus escritos em um diário, como quando ela conhece e se apaixona por uma garota de cabelos azuis chamada Emma. A história foi levada para os cinemas em 2013 e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

“Marcas da Violência” (2005)

O filme recebeu duas indicações ao Oscar, o que mostra que foi bem adaptado para o cinema. Baseado nos quadrinhos do mesmo nome de John Wagner e Vince Locke, a história é centrada na vida de um homem pacato que, ao impedir um assalto, mata dois criminosos. Após o acontecido, um homem aparece em sua vida alegando ter sofrido no passado por causa dele.

“Estrada Para a Perdição” (2002)

O filme foi uma das primeiras grandes adaptações de uma graphic novel para o cinema norte-americano. Dirigido por Sam Mendes, ganhador de dois Oscars pelo seu filme “Beleza Americana”, o filme (e a HQ) contam a história de um homem que é um pai de família zeloso e ao mesmo tempo assassino profissional.

“Ghost World – Aprendendo a Viver” (2001)

Os quadrinhos de Daniel Clowes resultaram no filme estrelado por Scarlett Johansson, que retrata as incertezas de duas adolescentes sobre a vida quando saem do ensino médio.

“O Máskara” (1994)

A HQ já era um dos títulos mais famosos da editora Dark Horse antes de ser adaptada para o cinema e ter Jim Carrey como o grande personificador do personagem. Nos dois, a história é a mesma: um homem que descobre uma máscara que quando usada, dá superpoderes e uma identidade nova. Porém, nos quadrinhos, o Máskara é bem mais sombrio e violento, sendo muitas vezes cruel apenas por diversão.

“Oldboy” (2003)

De Nobuaki Minegishi, este violentíssimo sucesso do cinema coreano traz a história de um homem que ficou preso durante dez anos, sem saber o porquê, até ser libertado também sem saber o motivo. Originalmente, a história foi escrita em forma de mangá, estilo tipicamente asiático de quadrinho. 

“M.I.B. – Homens de Preto” (1997)

Antes de se tornar a trilogia famosa que tanto conhecemos, “M.I.B” era uma série de quadrinhos que passou por várias editoras até chegar nas mãos da Marvel nos anos 90. A história da HQ e dos filmes é bastante parecida, sobre os Agentes K e Agente J, membros de uma organização secreta que cuida de assuntos sobre a vida extraterreste na Terra.