Fernanda Torres

Fernanda Torres se torna 2ª brasileira a vencer Globo de Ouro: fez história 25 anos depois da mãe

Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático, e dedicou o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro

A atriz Fernanda Torres, de 59 anos, fez história ao ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático, no último domingo (5). Ela se tornou a primeira brasileira a conquistar esse prêmio, 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, de 95, receber o prêmio de Melhor Filme Internacional por “Central do Brasil”.

Fernanda Torres ganha o Globo de Ouro

Fernanda Torres
(Crédito: ROBYN BECK/AFP via Getty Images)

Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro de 2025, destacando-se por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, onde interpretou a personagem Eunice Paiva. Com a vitória, Torres se junta ao seleto grupo de atores que recebem reconhecimento internacional, e sua conquista aumenta suas chances de ser indicada ao Oscar 2025.

Durante seu discurso de agradecimento, Torres expressou sua surpresa e humildade ao vencer: “Meu Deus, eu não preparei nada, não sabia se estava pronta. Este foi um ano extraordinário para as atrizes. Há tantas aqui que eu admiro profundamente”, disse, antes de dedicar o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, lembrando que ela havia sido indicada e premiada na mesma categoria 25 anos antes. “Ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte permanece ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva enfrentou”, afirmou.

Fernanda Torres
(Crédito: ROBYN BECK/AFP via Getty Images)

O filme “Ainda Estou Aqui” foi elogiado pela crítica, e, como destacado pela Variety, Fernanda Torres foi a única atriz indicada que também teve o filme reconhecido na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, o que a tornava uma das favoritas.

Porém, ela enfrentava concorrentes de peso, como Angelina Jolie, indicada por sua interpretação em “Maria Callas”, e Nicole Kidman, por “Babygirl”. Torres agradeceu ainda ao diretor Walter Salles, ao marido Andrucha Waddington, aos filhos, e a todos que contribuíram para a sua carreira e o sucesso do filme.

(Crédito: ETIENNE LAURENT/AFP via Getty Images)

“Ainda Estou Aqui”