O filme “Vitória”, que conta uma história real, é muito aguardado – mas também recebeu críticas antes mesmo de ter seu 1º trailer divulgado
Em breve, Fernanda Montenegro voltará às telonas como protagonista em um longa muito aguardado. “Vitória”, protagonizado por ela, conta a história de uma mulher que, nos anos 2000, ajudou a desmascarar uma importante quadrilha no Rio de Janeiro – e, além a expectativa, há também uma polêmica que marca a espera pelo filme. Entenda abaixo.
Por que o filme “Vitória” é polêmico?
Com estreia prevista para 13 de março de 2025, “Vitória” é um filme aguardado e polêmico na mesma medida. Isso porque, apesar de ser protagonizado por Fernanda Montenegro, a história real gira em torno de uma mulher negra chamada Joana da Paz. Isso fez muitos criticarem a escolha de uma atriz branca para o papel.
A história de Joana da Paz, retratada em “Vitória” é complexa. Nos anos 2000, Joana da Paz foi responsável por desmascarar uma enorme quadrilha envolvendo tanto traficantes como policiais no Rio de Janeiro. Ela fez tudo isso documentando o que via na própria vizinhança – e em 2005, quando a história veio a público, ela teve de viver “escondida” por segurança.
Rebatizada de Vitória na época em que uma grande reportagem retratou a história, ela passou 17 anos no programa de proteção a testemunhas. A verdadeira identidade dela só foi revelada em 2023, quando ela morreu – e é aqui que entra a explicação para a escolha de uma atriz branca para o papel.
As gravações de “Vitória”, com Fernanda Montenegro, começaram em 2020. Até então, as características da verdadeira Joana da Paz não eram conhecidas. Quando foi revelada a identidade dela como uma mulher negra, a produção do longa já estava bastante avançada. O filme, inclusive, contou com o auxílio dela para a reconstrução da história em detalhes.
“Vitória”: história, elenco e mais
Em “Vitória”, Fernanda Montenegro interpreta Dona Nina, uma senhora que vive em uma comunidade no Rio de Janeiro e vive observando situações de violência. Inquieta, ela decide documentar crimes por conta própria em fitas VHS, filmando o que vê da janela da própria casa. Com isso, ela acaba contribuindo com a descoberta de um esquema criminoso importante.
Além de Fernanda Montenegro, o longa tem no elenco Alan Rocha, Linn da Quebrada, Thawan Lucas e Laila Garin. Assista aqui ao trailer de “Vitória”.