"Ainda Estou Aqui"

“Ainda Estou Aqui” é aposta brasileira para disputar indicação ao Oscar 2025: data de estreia no Brasil

Filme “Ainda Estou Aqui”, com Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, vai passar nos cinemas brasileiros e pode estar entre os indicados à categoria de Melhor Filme Internacional na premiação

Muito celebrado em festivais de cinema pelo mundo, “Ainda Estou Aqui” foi o filme brasileiro escolhido para disputar uma vaga entre os indicados ao Oscar em 2025. Além disso, o longa protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello também ganhou a tão esperada data de estreia no Brasil. Saiba detalhes abaixo:

“Ainda Estou Aqui” no Oscar: filme concorre a vaga na premiação

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro dividem o papel de Eunice Paiva (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

Contando a história de Rubens Paiva e sua família sob a ótica do filho, Marcelo, autor do livro de mesmo nome na vida real, “Ainda Estou Aqui” tem dado o que falar Brasil afora. Tanto no Festival de Veneza quanto no Festival de Toronto, dois grandes eventos de cinema, o filme foi aclamado e há uma série de fatores que o apontam como forte na disputa por uma vaga no Oscar.

Isso, inclusive, foi reforçado pela Academia Brasileira de Cinema que, recentemente, oficializou “Ainda Estou Aqui” como representante do Brasil no Oscar. Agora, ele concorre a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na edição de 2025 da premiação. As indicações a prêmio serão oficialmente anunciadas em 17 de janeiro do ano que vem, enquanto o evento acontece em 2 de março.

Selton Mello é Rubens Paiva no longa (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

Em 17 de dezembro de 2024, porém, a Academia de Hollywood, organizadora do Oscar, divulgará uma lista de pré-selecionados, e existe uma torcida para que o longa brasileiro já apareça nela.

Além do filme em si, muito se fala sobre a possível indicação da atriz Fernanda Torres ao Oscar de Melhor Atriz. Muita gente, inclusive, espera por isso como forma de “vingar” a situação vivida por Fernanda Montenegro – que também está no longa – em 1999. Na ocasião, a atriz brasileira foi indicada na categoria, mas saiu sem o prêmio. Isso tudo aumenta as expectativas para a estreia de “Ainda Estou Aqui” no Brasil, que também já tem data.

Quando estreia “Ainda Estou Aqui” no Brasil

Ainda Estou Aqui
Fernanda Torres em cena (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

Junto da oficialização do longa como o representante brasileiro entre os possíveis indicados à premiação, a Academia também oficializou a data de estreia dele no Brasil. “Ainda Estou Aqui” estreia nos cinemas brasileiros em 7 de novembro e também será exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que ainda não tem data para acontecer.

“Ainda Estou Aqui”: história

O filme “Ainda Estou Aqui” é inspirado no livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva. A obra, que rendeu o terceiro Prêmio Jabuti da carreira dele, também narra a história de vida do autor e seus pais, Rubens Paiva e Eunice Paiva. Tudo se passa na época da Ditadura Militar brasileira, período no qual Rubens foi preso por ligação com opositores ao regime.

(Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

Durante muito tempo, o caso de Rubens Paiva foi tratado como um “desaparecimento político”. Apenas quatro décadas depois, a verdade sobre o caso veio à tona: após ser preso, Rubens Paiva foi torturado e morto na prisão. O corpo do ex-deputado nunca foi encontrado – e, no filme, a vivência da família é relatada pela ótica de Eunice.

Fernanda Torres, Selton Mello e Antonio Saboia são, respectivamente, intérpretes de Eunice, Rubens e Marcelo. Além disso, o elenco de peso também conta com Fernanda Montenegro, que divide o papel com a filha e interpreta uma versão mais velha de Eunice.

O filme é um original Globoplay e foi dirigido por Walter Salles.

Fernanda Montenegro em "Ainda Estou Aqui"
Fernanda Montenegro (Crédito: Reprodução/YouTube Sony Pictures Brasil)

Filmes e séries