Sobre o que é “Ainda Estou Aqui”, filme nacional que concorre ao prêmio máximo no Festival de Veneza

“Ainda Estou Aqui” tem Fernanda Torres e Fernanda Montenegro dividindo papel, além de Selton Mello

O filme “Ainda Estou Aqui” ainda não tem data para estrear nos cinemas brasileiros, mas marcará presença em um evento importantíssimo do audiovisual. O longa de Walter Salles, que se inspira no livro de mesmo nome do autor Marcelo Rubens Paiva, está na disputa pelo Leão de Ouro, premiação máxima do Festival de Cinema de Veneza.

O original Globoplay tem Fernanda Torres e Selton Mello como protagonistas, além de contar com a participação especial da atriz Fernanda Montenegro no mesmo papel da filha em épocas diferentes. Conheça abaixo detalhes do filme brasileiro selecionado para a 81ª edição da Bienal de Veneza.

O que acontece no filme “Ainda Estou Aqui”?

O filme de 2024 deriva do livro homônimo que o aclamado autor Marcelo Rubens Paiva escreveu sobre a própria família. Publicado em 2015, ele rendeu o terceiro Prêmio Jabuti ao autor – que, nove anos depois, teve sua história recriada para as câmeras com grandes nomes do cinema nacional.

“Ainda Estou Aqui” (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

A história da família começa na década de 1960, durante o período da Ditadura Militar. Por ser um deputado de esquerda e se posicionar contra o golpe militar, ele teve seu mandato cassado e foi exilado. Após nove meses morando fora do País, ele voltou ao Brasil e apareceu de surpresa na casa da família, então em São Paulo.

Eles então se mudaram para o Rio de Janeiro, onde Rubens Paiva passou a exercer engenharia sem nunca cortar contato com outros exilados. Já nos anos 1970, ele foi preso em um quartel militar por sua ligação com a luta contra o regime vigente. Na época, a situação foi tratada como um “desaparecimento político”.

Ainda Estou Aqui
Fernanda Torres em cena (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

O filme retrata esse momento sob a ótica de Eunice Paiva (Fernanda Montenegro), esposa de Rubens Paiva, que viu a vida mudar completamente após o exílio do marido. Isso, inclusive, volta a acontecer após o desaparecimento do homem, algo que a transforma em ativista pelos direitos humanos.

A verdade sobre o paradeiro de Rubens Paiva só veio à tona 40 anos depois. O ex-deputado foi torturado e morto após sua prisão, e o corpo dele nunca foi encontrado.

Elenco de “Ainda Estou Aqui”

Selton Mello é Rubens Paiva no longa (Crédito: Divulgação/VideoFilmes)

“Ainda Estou Aqui” tem nomes de peso em seu elenco. Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva na juventude e, mais tarde, quem está no papel é a mãe da atriz, Fernanda Montenegro. Enquanto isso, Selton Mello dá vida ao político Rubens Paiva, e Antonio Saboia interpreta o filho do casal, Marcelo.

O elenco conta ainda com Valentina Herszage como Vera Paiva, e Maeve Jinkings como a socióloga Dalva Gasparian.

Onde ver “Ainda Estou Aqui”

A princípio, o longa não tem data para estrear nos cinemas brasileiros. Além do Festival de Veneza, ele também terá uma exibição no Festival Internacional de Toronto, no Canadá.

Filmes e séries brasileiras