Há 30 anos estreava no Brasil o filme “Clube dos Cinco”, do diretor e roteirista John Hughes, que ajudou a forjar o caráter de mais de uma geração no Brasil com filmes como “Curtindo a Vida Adoidado”, “Gatinhas e Gatões”, “Mulher Nota Mil”, entre tantos outros, como “Esqueceram de Mim”, que “apenas” roteirizou.
Emilio Estevez
– “Clube dos Cinco” foi o primeiro trabalho de relevância no cinema do ator Emilio Estevez, filho mais velho de Martin Sheen. Ele é irmão de Charlie Sheen, muito conhecido no Brasil pela série “Dois Homens e Meio (Two and a Half Men”). Ele tinha 23 anos na época. Vive à sombra do pai e do irmão, dirigiu alguns filmes, mas não tem o destaque que queria. Sua única incursão na direção que teve boa recepção de público e crítica foi “Bobby”, de 2006, sobre o assassinato do senador Robert Kennedy (irmão de John F. Kennedy), com Anthony Hopkins, Demi Moore e Sharon Stone.
Molly Ringwald
– Molly Ringwald, que faz o papel de Claire Standish, era uma espécie de queridinha de John Hughes e estrelou outros filmes dele, como “Gatinhas e Gatões” e “A Garota de Rosa Shocking” (roteiro de Hughes e direção de Howard Deutch). Apesar de uma carreira promissora nos anos 80, Molly não conseguiu repetir o sucesso anos anos 90 e, desde então, sua carreira tem tom morno. Até disco de “pop jazz” ela gravou recentemente. Ela está com 47 anos.
Ally Sheed
– Ally Sheed, a garota-problema do Clube dos Cinco, virou professora de artes cênicas em uma escola de Nova York, e concilia este trabalho com a carreira de atriz. Chegou a dar aulas para Lourdes Maria, filha de Madonna.
Anthony Michael Hall
– Assim como Molly Ringwald, Anthony Michael Hall também era uma espécie de ator-fetiche de John Hughes. Já conhecido pelo sucesso de “Férias Frustradas”, roteirizado pelo cineasta, teve destaque em “Clube dos Cinco”, “A Garota de Rosa Shocking” e “Mulher Nota Mil”. Tem mais de 70 trabalhos como ator, mas a maioria de pouco destaque. Destacou-se como um dos apresentadores do famoso humorístico “Saturday Night Live”. Foi protagonista da série “O Vidente”, de 2002 a 2007, e fez papéis pequenos em “Batman: Cavaleiro das Trevas” (2008) e “Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo” (2014), por exemplo.
Judd Nelson
– Judd Nelson, que fazia o papel do valentão John Bender, é o mais velho de todos: está com 55 anos e mais de 100 trabalhos como ator no currículo. Atuou em filmes como “O Primeiro Ano do Resto De Nossas Vidas”, “O Império (do Besteirol) Contra-Ataca” e “Nurse 3-D”. Também trabalhou na série “Suddenly Susan” e fez participações em “CSI”.