“A Substância”: filme com Demi Moore se torna um dos mais comentados do ano

Com Demi Moore no protagonismo, o filme “A Substância” recebeu mais de 90% de aprovação da crítica

“A Substância” se tornou um dos filmes mais comentados do ano. Protagonizado por Demi Moore, o suspense faz uma crítica social forte aos padrões de beleza impostos pela sociedade, um dos motivos que o tornam tão especial. A atriz recebeu muitos elogios por sua entrega e performance em cena.

Por que “A Substância” é um dos filmes mais comentados do ano

Com direção da francesa Coralie Fargeat, “A Substância” segue Elisabeth Sparkle (Demi Moore), uma celebridade em declínio. A protagonista enfrenta uma reviravolta inesperada ao ser demitida de seu programa fitness, aos 50 anos. Contudo, o desligamento ocorre para substituí-la por uma atriz mais jovem.

Desesperada por um recomeço, Elisabeth prova droga do mercado clandestino que promete replicar suas células, criando temporariamente, como resultado, uma versão mais jovem e aprimorada de si mesma. No entanto, se vê dividida entre essas duas versões (Margaret Qualley), que devem coexistir em harmonia.

“A Substância” (Crédito: Imagem Filmes)

O filme, que estreou em setembro no Brasil, rapidamente atingiu alta repercussão entre a crítica especializada e a audiência, fato que explica ter sido um dos lançamentos mais comentados de 2024. Fugindo do convencional, “A Substância” explora o body horror, ou seja, subgênero do terror que se caracteriza por explorar o corpo humano de forma perturbativa e explícita.

O mergulho em cenas perturbadoras, em contrapartida, provoca reflexão no espectador, que se questiona até onde iria para alcançar o ideal de beleza. Com isso, “A Substância” cumpre exatamente o seu papel: criticar a imposição da ditadura da beleza às mulheres.

“A Substância” teve alta aprovação da crítica

Nas telonas, Demi Moore expõe toda a sua fragilidade e receios diante do público. Os fãs reagiram com memes à algumas cenas da produção, comprovando o seu sucesso, em alcance global. No Rotten Tomatoes, por exemplo, o filme totalizou 91% de aprovação entre os especialistas.

“A Substância” (Crédito: Imagem Filmes)

“Audaciosamente grosseiro, perversamente inteligente e possivelmente o melhor momento de Demi Moore. ‘A Substância’ é um feito surpreendente da escritora e diretora Coralie Fargeat”, afirmam os críticos, em consenso publicado pelo site agregador.

Além das cenas viscerais, o filme faz a abordagem de temas relacionados à autoimagem, objetificação e envelhecimento, evidenciando como a sociedade lida e julga quem se encontra fora dos padrões estabelecidos.

O terror em “A Substância”, por outro lado, aparece de maneira muito inteligente, uma vez que se torna uma ferramenta para explorar questões profundas e complexas sobre a obsessão com a juventude e os sacrifícios corporais.

Filmes