A realidade paralela de Quentin Tarantino: entenda como seus filmes se conectam

por | jul 26, 2016 | Filmes

Os filmes de Quentin Tarantino são famosos por seguirem certo padrão, com um enredo que gira em torno de vingança e violência. O diretor, produtor, roteirista e ator é um dos mais renomados da atualidade, e mesmo jovem já possui experiência no cinema.

Veja também:

“Os 8 Odiados”: Confira 5 curiosidades sobre o filme de Tarantino

Músicas que ficaram famosas devido aos filmes do Tarantino

Conheça os 5 filmes que moldaram a mente (perturbada) de Quentin Tarantino

A febre dos “easter-eggs”, que é buscar conexões escondidas entre filmes de um mesmo diretor ou estúdio, chegou às produções de Tarantino. Existem várias hipóteses sobre o assunto, ainda mais após seu último lançamento, “Os Oito Odiados”. Para a alegria de seus fãs, Tarantino recentemente admitiu a um canal de TV australiano que seus filmes são, realmente, relacionados.

Ele mencionou a existência de dois universos: um real, no qual os personagens vivem, e um cinematográfico, sobre o qual os personagens falam. Para ficar mais claro, os filmes do plano real são “Pulp Fiction” e “Cães de Aluguel”, enquanto “Kill Bill” e “Um Drink no Inferno” pertencem ao outro mundo.

É como se os personagens do plano real assistissem aos filmes do outro plano quando fossem ao cinema, explicação do próprio diretor. A referência mais clara entre os filmes, que já havia levantado especulações, é uma cena de “Pulp Fiction”, em que Mia Wallace (Uma Thurman) conta como seria o roteiro de seu programa de TV fictício, o Fox Force Five, para Vincent Vega (John Travolta). A descrição bate com o enredo de “Kill Bill”, no qual a protagonista também é Uma Thurman.

Outra conexão conhecida é entre os filmes “Cães de Aluguel” e “Pulp Fiction”. No primeiro, os personagens se identificam por cores, e o único nome que é revelado é o de Mr. Blonde, Vic Vega. “Pulp Fiction” também possui um personagem com este nobrenome, Vincent Vega, e a hipótese levantada pelos fãs é a de que eles são irmãos.

Mais uma referência pode ser encontrada entre “Bastardos Inglórios” e “Amor à Queima Roupa”, filme que Tarantino não dirigiu, mas escreveu. Eles possuem personagens com o mesmo sobrenome, Donny Donowitz e Lee Donowitz, respectivamente. No caso, Lee seria filho de Donny. Essas e algumas outras teorias estão presentes no vídeo abaixo, criado pelo canal do YouTube Screen Rant:

Com “Os Oito Odiados”, o ambiente western lembrou “Django”, e o que se diz é que o lançamento é uma continuação do anterior. Tarantino não mencionou a relação entre eles, apenas disse que um personagem dos ‘oito’ tem relação com algum outro de seu universo. E aí, qual é o seu palpite?