O Oscar é a principal premiação do cinema mundial, oferecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A cerimônia anual marca os melhores filmes, atores e diretores daquele ano, em categorias técnicas e de atuação.
Todos os anos, o filme que leva mais estatuetas é tido como recordista. Em 2016, o mérito ficou com “Mad Max: Estrada da Fúria”, que ganhou seis das dez categorias em que concorria. Porém, na história da premiação, algumas produções quebraram recordes históricos, assim como atores e diretores que vêm acumulando prêmios ao longo dos anos.
Confira a seguir 7 recordes da história do Oscar:
Veja também:
7 provas de que o Oscar 2016 cravou seu lugar na história
5 vezes em que o Oscar foi alvo de protestos
Filmes mais premiados

O número máximo de estatuetas que um único filme ganhou até hoje foi onze. As produções que dividem esse mérito são “Ben-Hur” (1959), “Titanic” (1997) e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003), sendo que todos ganharam na categoria Melhor Filme nas respectivas edições.
Diretor mais premiado

O cineasta John Ford é quem mais foi premiado na história do Oscar, com quatro estatuetas por “O Delator” (1935), “Vinhas da Ira” (1941), “Como Era Verde Meu Vale” (1942) e “Depois do Vendaval” (1953). Quem está seguindo seus passos é o diretor Alejandro González Iñárritu, que ganhou dois Oscars consecutivos pela direção de “Birdman” (2015) e “O Regresso” (2016).
Maior vencedor da história

Quem levou mais prêmios na história do Oscar até então foi ninguém menos que Walt Disney, que recebeu 22 estatuetas em sua carreira. Ele também foi o mais indicado, com 59 nomeações.
Atores mais premiados

Nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz, os recordistas foram Daniel Day Lewis, com três estatuetas, e Katharine Hepburn, com quatro.
Atores mais indicados

Os atores com maior número de indicações na história do Oscar são Jack Nicholson, com 12 indicações (das quais ganhou 3 estatuetas) e Meryl Streep, com 18 indicações (e também três prêmios).
Vencedor mais velho

Em 2016, com 87 anos, o compositor Ennio Morricone levou o Oscar de Melhor Trilha Sonora pelo filme “Os Oito Odiados”, depois de ser nomeado seis vezes nos anos anteriores.
Maior número de prêmios, menos Melhor Filme

Seguindo o que aconteceu com “Mad Max: Estrada da Fúria”, o maior recordista de estatuetas que não ganhou na categoria Melhor Filme é “Cabaret” (1972), que ganhou oito prêmios.
Filme vencedor nas categorias principais

O Oscar possui várias categorias técnicas, mas as mais importantes são conhecidas como “Big Five”: Melhor Filme, Ator, Atriz, Direção e Roteiro. Apenas três filmes levaram todos esses prêmios de uma vez: “Aconteceu Naquela Noite” (1934), “Um Estranho no Ninho” (1975), e “Silêncio dos Inocentes” (1991).