Ricardo Teodoro atuou em outras produções da Globo antes de “Vale Tudo”
Ricardo Teodoro, que interpreta Olavinho na nova versão de “Vale Tudo”, começou sua carreira artística em 2008, passando por várias produções da Globo até despontar. Dividido entre a televisão, o teatro e o cinema, o ator ganhou reconhecimento internacional ao vencer o prêmio de Melhor Ator Revelação no Festival de Cannes em 2024.
Conheça mais da trajetória!
Quem é o ator que faz Olavinho em “Vale Tudo”
Depois que conquistou a oportunidade de viver Olavo, cúmplice de César Ribeiro (Cauã Reymond) no remake de “Vale Tudo”, Ricardo Teodoro ganhou ainda mais visibilidade. No entanto, a novela não foi a primeira do ator na Globo, mas marcou seu primeiro papel fixo em produções da emissora.
“Já fiz algumas participações, mas esta é a minha primeira novela do início ao fim. Estou realizando um sonho, ainda mais por ser uma obra em comemoração aos 60 anos da TV Globo, uma novela icônica”, celebrou Ricardo Teodoro, em entrevista ao jornal O Globo.

O convite para o remake de “Vale Tudo”, além disso, traz algumas coincidências com a vida real de Ricardo, que nasceu no mesmo ano da primeira versão, em 1988. Paulo Reis, que interpretou Olavo na novela original, tinha 37 anos quando fez o papel, mesma idade de Ricardo atualmente.
“Ralei muito para conseguir essa oportunidade e agradeço a Deus por estar vivendo tudo isso. Quando é para ser, acontece. Quando me falaram que o papel era meu, eu não contei nem para a minha família. Fiquei quietinho até assinar o contrato. Eu cresci vendo novela. Sempre foi um desejo participar disso, viver isso intensamente”, contou o ator.
Trabalhos de Ricardo Teodoro além de “Vale Tudo”
Ricardo Teodoro, além de ator, é também diretor e roteirista, nascido em 17 de junho de 1988 em Governador Valadares, Minas Gerais. Eventualmente, se mudou para Curitiba e, posteriormente, para o Rio de Janeiro onde se formou como ator na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), em 2012.
Ao longo de sua trajetória no teatro, o ator colaborou com grupos e companhias renomadas como a “Companhia do Latão”, “Asas do Invento” e a “Casa Laboratório”, por exemplo. Em 2015, fundou, junto com Fabiano Bernardelli, a Companhia Kamaleon, onde produziu o espetáculo “Balada de um Palhaço”. A performance rendeu, em seguida, o Prêmio Mauro Mendonça de Melhor Ator no festival Fest & Arte em Santa Teresa, Rio de Janeiro.

Depois disso, Ricardo começou a fazer várias participações em novelas, sobretudo da Globo, como figuração em “Deus Salve o Rei” (2018), “Malhação: Toda Forma de Amar” (2019) e “Além da Ilusão” (2022). Em 2022, o ator conheceu o diretor e roteirista Marcelo Caetano e, no ano seguinte, conseguiu seu primeiro papel de destaque. O ator interpretou Faísca na série “Notícias Populares”, uma produção do Canal Brasil, lançada em 2023.
Em 2024, Ricardo interpretou Tião em um episódio do remake de “Renascer”, emendando no papel de Olavo na adaptação de “Vale Tudo”, que, como resultado, marcou sua carreira na televisão. O ator também faz parte do elenco de “Pssica”, sucesso original brasileiro da Netflix, ao lado de outros grandes talentos.

No entanto, ao interpretar Ronaldo no filme “Baby”, dirigido por Marcelo Caetano em 2024, Ricardo despontou no cinema, vencendo cinco prêmios, com destaque para o Festival de Cannes, que o lançou ao reconhecimento internacional. Antes de celebrar a conquista, o ator chegou a trabalhar com um pouco de tudo para seguir se aperfeiçoando: foi garimpeiro, bilheteiro e até vendedor.