Joana da Paz, que inspirou filme de Fernanda Montenegro, esperava que atriz a interpretasse

Joana da Paz, que inspirou “Vitória”, sempre admirou Fernanda Montenegro e torceu para que desse vida à sua história

Com Fernanda Montenegro no protagonismo, “Vitória” se baseia no caso real de Joana da Paz, que acabou com uma quadrilha de traficantes, políticos e policiais ao registrar diversos crimes da janela do seu apartamento.

Apesar de ter morrido em fevereiro de 2023, enquanto ainda fazia parte do programa de proteção a testemunha, a dona da história torceu para que a atriz veterana fosse a responsável por interpretá-la ao saber que sua trajetória ganharia um filme.

“Vitória”: Joana da Paz queria Fernanda Montenegro no papel

Joana Zeferino da Paz, também conhecida como Dona Vitória, foi uma ativista brasileira que ganhou notoriedade ao denunciar os crimes cometidos na comunidade do Rio de Janeiro, da janela do seu apartamento, localizado em Copacabana.

Como resultado, a história de Joana da Paz, que viveu por 17 anos sob identidade protegida, inspirou o filme “Vitória”, protagonizado por Fernanda Montenegro. O diretor, Andrucha Waddington, fez questão de retratá-la como exemplo de coragem e determinação na luta contra o crime e a injustiça.

Fernanda Montenegro em “Vitória” (Crédito: © Conspiração Filmes)

Joana, no entanto, era uma mulher negra, fazendo com que Fernanda Montenegro sofresse críticas ao assumir o papel. Porém, a identidade foi revelada apenas após sua morte, em Salvador, Bahia, no dia 22 de fevereiro de 2023, aos 97 anos.

A produção, além disso, procurou distanciar a imagem de Joana para protegê-la. A heroína, que conseguiu colocar 30 criminosos atrás das grades, viveu durante 17 anos sob os cuidados do programação de proteção à testemunha.

O filme “Vitória” demorou 20 anos para sair do papel. Nos bastidores, Andrucha chegou a visitar Joana, que tinha esperança que Fernanda Montenegro a interpretasse, segundo Fábio Gusmão, jornalista que ajudou a trazer à tona as denúncias feitas pela idosa.

“Vitória” (Crédito: © Conspiração Filmes)

De acordo com o jornalista, Joana da Paz achava Fernanda Montenegro uma atriz fantástica, merecedora do Oscar. A idosa se mostrou empolgada com a possibilidade de ser interpretada por ela, diante de tamanha admiração, torcendo para que isso se concretizasse.

“Vitória” está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Filmes