Polêmicas envolvendo o live-action de “Branca de Neve”: filho do diretor original criticou

Live-action “Branca de Neve” sofreu com críticas e polêmicas que dividiram opiniões nos bastidores

David Hale Hand, filho de David Hand, diretor original de “Branca de Neve”, ao lado de Walt Disney, fez duras críticas ao live-action. O herdeiro se incomodou, sobretudo, com as mudanças feitas na história original, tornando os bastidores marcados por polêmicas que ganharam força na web. Confira!

Polêmicas envolvendo o live-action de “Branca de Neve”

Críticas do filho do diretor original

Durante uma entrevista ao The Telegraph, em 2023, David Hand foi direto ao afirmar que o pai e Walt Disney estariam “se revirando no túmulo” após assistir ao live-action. “O novo filme da ‘Branca de Neve’ é um conceito totalmente diferente”, afirmou o filho de David Hale Hand.

“Eu discordo totalmente dele e sei que meu pai e Walt também discordariam. Não há respeito pelo que a Disney fez, pelo que meu pai fez… Acho que Walt e ele estariam se revirando em seus túmulos”, acrescentou, em seguida, se mostrando bem insatisfeito.

“É uma desgraça que a Disney esteja tentando fazer algo novo a partir de algo que foi um grande sucesso antes… Seus pensamentos são tão radicais agora. Eles mudam as histórias, mudam o processo de pensamento dos personagens. Estão inventando coisas novas e eu simplesmente não gosto de nada disso”, lamentou.

Rachel Zegler em “Branca de Neve” (Crédito: © Disney)

“Acho francamente um pouco ofensivo o que eles podem ter feito com alguns desses filmes clássicos. [A Disney] não deveria pegar um clássico e reescrevê-lo à sua própria imagem. Escolha fazer outra coisa… Crie novos personagens, mas não destrua ou tente destruir um clássico”.

Modernidade no live-action de “Branca de Neve”

Da mesma forma que David, os fãs também ficaram insatisfeitos com o tom do live-action de “Branca de Neve”, que ganhou mais modernidade. A mudança, no entanto, alterou momentos drásticos do enredo, aumentando ainda mais a revolta.

De acordo com Rachel Zegler, intérprete de Branca de Neve, em entrevista à Variety, “escrevemos uma Branca de Neve que não será salva pelo príncipe e ela não estará sonhando com o amor verdadeiro. Ela está sonhando em se tornar a líder que ela sabe que pode ser e a líder que seu falecido pai disse que ela poderia ser se ela fosse destemida, justa, corajosa e verdadeira”.

“Branca de Neve” (Crédito: © Disney)

Acusações nos bastidores

A escolha de Rachel Zegler para o protagonismo dividiu opiniões. Em algumas entrevistas, a atriz chegou a criticar o filme de 1937, argumentando que o enredo segue “extremamente desatualizado no que diz respeito às ideias de as mulheres ocuparem papéis de poder e ao que uma mulher é adequada no mundo”.

Desde o momento em que foi anunciada no elenco, Rachel sofreu com comentários de teor racista e xenofóbico, devido a sua ascendência colombiana. A atriz, da mesma forma, revelou, à Cosmopolitan, no ano passado, que sofreu assédio de um “certo grupo de pessoas” e que “estavam aparecendo no apartamento e gritando palavrões”.

Polêmica com os sete anões

Da mesma forma, Peter Dinklage, de “Games Of Thrones”, acusou o filme de reforçar estereótipos ao trazer de volta os sete anões. “Eles estão orgulhosos de terem escalado uma mulher latina como Branca de Neve, mas ainda estão contando a história de Branca de Neve e os Sete Anões”.

Sete anões no live-action de “Branca de Neve” (Crédito: Reprodução/Disney)

“Deem um passo para trás e vejam o que estão fazendo aí. Não faz sentido para mim. Você faz progresso de uma maneira, mas você ainda está fazendo uma história retrógrada sobre sete anões vivendo em uma caverna juntos”, argumentou o ator, em entrevista ao WTF Podcast.

A repercussão da crítica, eventualmente, fez a Disney repensar sobre os sete anões, garantindo que tiraria as figuras do filme. Em contrapartida, os anões permanecem e tiveram seus rostos criados com realidade virtual, gerando ainda mais comentários negativos de pessoas que acreditam que poderiam ter chamado atores com nanismo para o papel.

Climão nos bastidores de “Branca de Neve”

Rumores de um suposto climão entre Rachel Zegler, a Branca de Neve, e Gal Gadot, que interpreta a Rainha Má no live-action, ganharam força em agosto de 2024. As duas, além disso, raramente aparecem juntas em premiações.

Gal Gadot no live-action de “Branca de Neve” (Crédito: © Disney)

A briga, porém, supostamente teria acontecido devido aos posicionamentos contrários das atrizes em relação ao conflito no Oriente Médio. Enquanto Gal defende Israel, seu país natal, Rachel argumentou a favor da Palestina.

O live-action “Branca de Neve” está disponível nos cinemas.

Filmes