Pedro Gil, primogênito de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, sofreu um trágico acidente em 1990 e é sempre lembrado com carinho por toda a família
Nesta semana, Gilberto Gil perdeu uma das filhas, Preta Gil, aos 50 anos após um câncer colorretal metastático. Esta, porém, não é a primeira vez que o ícone da música brasileira enfrenta a dor da perda de um filho: em 1990, Pedro, irmão mais velho da artista, também fruto do relacionamento de Gil com Sandra Gadelha, morreu em um trágico acidente.
Gilberto Gil já perdeu filho antes de Preta Gil

Muitos não sabem, mas esta não é a primeira vez que Gilberto Gil sofre pela dor de um filho. O artista, que está em luto pela recente partida de Preta Gil, também perdeu um filho em 1990. Pedro era o primogênito do relacionamento do cantor com Sandra Gadelha, também mãe de Preta – e, assim como ela fez, ele também seguiu os passos do pai na música.
Pedro Gil nasceu em 1970, em Londres, durante o exílio que Gilberto Gil viveu após ser preso na ditadura militar brasileira. Honrando a veia artística da família, ele foi baterista e fez parte da banda Egotrip, chegando inclusive a subir no palco com o pai aos 15 anos de idade na primeira edição do Rock in Rio (1985).

A vida de Pedro, no entanto, foi interrompida abruptamente em 1990. Com apenas 20 anos, o filho de Gilberto Gil saiu de São Paulo e dirigia rumo ao Rio de Janeiro quando, já na capital fluminense, dormiu no volante. Na ocasião, o veículo que Pedro Gil dirigia colidiu com uma árvore e capotou diversas vezes.
Após o acidente, Pedro chegou a ser socorrido e ficou internado. O quadro, marcado por fratura no crânio e traumatismo cranioencefálico, porém, piorou rapidamente. Após cerca de uma semana sob cuidados intensivos, Pedro morreu em 2 de fevereiro de 1990.

Mesmo tanto tempo depois, a família Gil nunca deixou a memória de Pedro morrer. Todos os anos, Gilberto Gil usa as redes sociais para parabenizar o filho na data em que ele faria aniversário – assim como fez Preta Gil em 2025, meses antes de morrer.
Em uma das homenagens mais recentes, o músico escreveu: “Pedrão hoje completaria 53 anos. Saudades eternas desse ‘mulecão’ forte!”.

