Preta Gil morre aos 50 anos em meio a tratamento para câncer metastático

Cantora Preta Gil lidava há anos com um câncer colorretal e estava nos Estados Unidos fazendo um tratamento experimental

Convivendo com um câncer colorretal desde o fim de 2022, a cantora Preta Gil, filha de Gilberto Gil, faleceu. Aos 50 anos, ela estava nos Estados Unidos realizando um tratamento experimental para a doença – que, devido ao estágio em que estava, não tinha mais possibilidade de cura com as terapias utilizadas tradicionalmente. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora, segundo o veículo “O Globo“.

Morre Preta Gil, aos 50 anos

Preta Gil
(Crédito: Reprodução/Instagram @pretagil)

Em meio ao tratamento experimental que fazia para tentar curar ou frear o câncer colorretal metastático, a cantora Preta Gil morreu recentemente. A artista tinha 50 anos e lidava com a doença desde o fim de 2022.

Preta Gil descobriu o câncer após passar mal em casa, e logo iniciou o tratamento. Ela chegou a passar meses sem vestígios do câncer no corpo, mas, em agosto de 2024, descobriu uma recidiva metastática. isso significa que, além de ter retornado no local de origem, a doença também surgiu em outras partes do corpo. Foram constatados tumores no ureter, em gânglios e no peritônio.

Em dezembro de 2024, ela passou pela segunda cirurgia delicada desde o diagnóstico para remover ao máximo os tumores. Não há, porém, tratamentos curativos conhecidos para o câncer colorretal metastático. Sendo assim, a artista recorreu a terapias experimentais nos Estados Unidos – ou seja, tratamentos que ainda estavam em fase de testes.

Desde que saiu do Brasil em maio de 2025 buscando uma cura ou melhora no estado clínico geral, Preta vinha aparecendo pouco nas redes sociais. Ainda assim, sempre que surgia, demonstrava leveza, resiliência e, acima de tudo, amor pelos amigos e familiares que a estavam acompanhando na jornada. Ela teve, no entanto, uma piora no quadro de saúde em meio ao tratamento.

Além da carreira musical, Preta Gil usou a visibilidade para conscientizar sobre o câncer e as dificuldades enfrentadas por quem lida com a doença. Sua luta também foi uma demonstração de coragem, e ela sempre expressou tanto a própria fé quanto o desejo de seguir em frente, mesmo diante das adversidades.

Preta Gil
Preta Gil (Crédito: Reprodução/Instagram @pretagil)

Preta Gil deixa um filho, o cantor Francisco Gil (30), e uma neta, Sol de Maria (5), filha dele.