“De Férias com Você”, filme original da Netflix, adapta livro de Emily Henry com algumas diferenças e liberdades ficcionais
“De Férias com Você”, comédia romântica que se tornou a nova obsessão dos usuários da Netflix, adapta um dos best-sellers de Emily Henry, um dos grandes nomes da literatura contemporânea. O livro foi lançado em 2021, recebendo o prêmio de Melhor Romance no Goodreads Choice Awards.
A trama acompanha Alex (Tom Blyth) e Poppy (Emily Bader), dois melhores amigos com pouquíssimas coisas em comum, que mantém a tradição de fazer uma viagem de férias anual juntos. Até que um deslize os separa. Dois anos depois, a dupla vive uma nova aventura que muda tudo.
Confira as principais diferenças do livro para o filme!
“De Férias com Você” na Netflix: diferenças entre o livro e o filme
Irmãos de Alex em “De Férias com Você”
Na obra original, Alex é o primogênito de quatro irmãos, seguido por Bryce, Cameron e David. É justamente o casamento de David que motiva a nova viagem de verão entre Alex e Poppy, após o desentendimento que tiveram no ano anterior.
Já na adaptação da Netflix, a dinâmica familiar foi simplificada: apenas David (Miles Heizer) ganha destaque e detalhes como o local da cerimônia — que passou de Palm Springs para Barcelona — e até o nome da noiva (alterado de Tham para Nam) sofreram mudanças. Além disso, os irmãos gêmeos de Poppy, Parker e Prince, não aparecem.

Gladys e Keith?
Embora o uso dos pseudônimos Gladys e Keith Vivant, criados pela protagonista para se referir aos dois, apareça nas duas versões, o contexto muda drasticamente. No livro, a farsa serve para impressionar recém-casados em Palm Springs. Já no filme, Poppy finge o noivado em Nova Orleans enquanto dividem beignets.
A mentira acaba fugindo do controle quando ela se vê forçada a inventar um pedido de casamento mirabolante, obrigando os dois a sustentarem, a princípio, a mesma versão da história. O ápice do improviso ocorre quando eles encenam uma dança animada para comprovar a química do casal, sustentando o disfarce de que Keith é um agente da CIA e Gladys, uma mineradora.

Romance de Alex e Poppy
O clímax da obra de Emily Henry remete à marcante viagem à Croácia ocorrida dois verões antes, momento em que a amizade entre Alex e Poppy finalmente se transforma em romance. A adaptação da Netflix, entretanto, opta por introduzir também uma estadia na Toscana, na Itália, embora esta última ainda seja apresentada de forma independente no filme.
O reencontro entre Sarah (Sarah Catherine Hook) e Poppy, porém, também ganha contextos distintos em cada versão. No livro, Sarah é professora na East Linfield High School, mesma escola onde Alex trabalha. Já no filme, a personagem ressurge como comissária de bordo.

Eventualmente, Sarah cruza o caminho da protagonista em um aeroporto. Durante o reencontro, ela confessa que o rompimento entre os protagonistas foi o verdadeiro culpado pelo desgaste de seu próprio relacionamento com Alex.
Da mesma forma, a Netflix tomou uma liberdade ficcional na viagem deles para Vail, no Colorado, onde Poppy torce o tornozelo. Alex a pega no colo e a carrega de volta para o hotel, onde se deparam com o namorado chef da protagonista esperando por eles, algo que não acontece no livro original.
Como Alex e Poppy se conhecem
Diferente do filme, onde o Boston College é o cenário acadêmico, o livro situa Poppy e Alex na Universidade de Chicago. Por mais que se cruzem na semana de integração, eles passam o ano letivo sem se falar. A impressão inicial de Poppy é que Alex faz o estilo “nerd”.
Como ambos são de Linfield, Ohio, um amigo em comum sugere que dividam a carona de volta para casa nas férias — e é justamente nessa viagem que a amizade começa. No filme, a conversa sobre gostos e aversões (como o ódio compartilhado por saxofones e corrida) ocorre durante o trajeto, mas o livro guarda o diálogo sobre destinos dos sonhos para o ano letivo seguinte.

Final de “De Férias com Você”
O encerramento das duas versões apresenta níveis distintos de drama. No filme da Netflix, a trama resulta em uma perseguição épica pelas ruas de Linfield, onde Poppy, portanto, corre contra o tempo para declarar seu amor a Alex, mudando completamente o desfecho da história de amor.
Já no best-seller de Emily Henry, a resolução é diferente: Poppy o encontra no bar local e confessa seus sentimentos diante de todos os seus colegas de trabalho, trocando, assim, a adrenalina da perseguição por um momento de vulnerabilidade coletiva.
“De Férias com Você” está disponível no catálogo da Netflix.
Filmes
- Por que a Netflix cortou cena quente de “De Férias com Você”: diretor comentou
- Sequência de “A Empregada”: qual o enredo e mais detalhes do novo filme
- Por que “Hamnet” é o melhor filme do ano: traz drama real da vida de Shakespeare

