Sucesso entre a audiência e a crítica, “Yellowstone” ganhou duas séries spin-offs famosas, que se passam antes
A série “Yellowstone”, que estreou em 2018, apresenta a história da família Dutton, proprietária do maior rancho dos Estados Unidos, que passa por várias reviravoltas na disputa pelo poder.
Diante do sucesso estrondoso com a audiência, a produção, de Taylor Sheridan, ganhou dois spin-offs: “1883” e “1923”. Os três títulos, apesar de interligados, apresentam linhas do tempo distintas.
Confira a ordem certa para assistir!
Qual é a ordem para assistir as séries do universo “Yellowstone”
“1883”
Para aqueles que desejam assistir as séries em ordem cronológica, o certo é começar por “1883”, lançada em 2021, que acompanha a origem da família Dutton, logo após uma grande Guerra Civil. Nesse meio tempo, os parentes viajam pelas Grandes Planícies dos Estados Unidos, até conseguirem se estabelecer em Montana.

No spin-off, James Dutton (Tim McGraw), avô de John Dutton (Kevin Costner), tenta construir o grande rancho que norteia toda a trama de Yellowstone. Na companhia da mulher Margaret (Faith Hill) e dos filhos Elsa (Isabel May) e John (Audie Rick), o protagonista foge da pobreza e tenta um recomeço, apostando nas promessas do Oeste Americano.
- Ano de lançamento: 2021
- Número de episódios: 10 episódios (uma temproada)
- Onde assistir: Netflix e Paramount+
“1923”
Para assistir em seguida, “1923” permite acompanhar a trajetória e desenvolvimento da família Dutton. Consolidados na região, os poderosos enfrentam, eventualmente, os desafios da Grande Depressão, durante o século XX.
A série, além disso, mostra os desafios encarados por quatro gerações da família, que sofre com a ameaça de perder as terras, sobretudo Cara Dutton (Helen Mirren) e Jacob Dutton (Harrison Ford). Donos do Rancho Yellowstone, os dois enfrentam inimigos poderosos que ameaçam sua posse de terras.

Durante um período marcado por crise econômica, “1923” apresenta os enormes conflitos vividos pelos personagens durante esse momento histórico, bem como as consequências da expansão territorial para o Oeste dos Estados Unidos e a devastação das comunidades nativas.
- Ano de lançamento: 2022
- Número de episódios: 8 episódios (uma temproada)
- Onde assistir: Paramount+
“Yellowstone”
Por fim, “Yellowstone” mostra os Dutton em momento mais atual, comandados pelo patriarca John, dono de um grande império latifundiário, que, no entanto, se recusa a abrir mão de qualquer milímetro das terras que herdou da família.

Da mesma forma que grandes imobiliárias querem a propriedade para desenvolver o comércio local e expandir o espaço urbano, as comunidades indígenas se revoltam contra a tomada ilegal de terras pertencentes aos nativo-americanos, promovendo cenas difíceis para os poderosos.
- Ano de lançamento: 2018
- Número de episódios: 53 episódios (cinco temporadas)
- Onde assistir: Netflix
O universo de “Yellowstone” ainda promete novas séries derivadas, como “The Madison”, “1944” e “6666”, por exemplo, em desenvolvimento, sem data de estreia definida.