“As Leis de Lidia Poët”, série da Netflix, acompanha a história da primeira advogada da Itália
“As Leis de Lidia Poët”, série italiana da Netflix, conquistou o público em 2023, retornando para uma nova temporada. A trama se baseia em fatos reais para contar a história de Lidia Poët, a primeira advogada mulher que exerceu a profissão na Itália. Relembre!
Qual é a história real por trás da série “As Leis de Lidia Poët”
De acordo com a Netflix, a série se inspira na verdadeira história da primeira advogada italiana, que, na série, “investiga assassinatos enquanto luta pelo direito de advogar”.
Lidia Poët, caçula entre três irmãos e quatro irmãs, nasceu em nasceu em 26 de agosto de 1855 na comuna de Perrero, na Itália. A primeira advogada do país nunca se casou ou teve filhos.
A advogada, portanto, dedicou sua vida às causas dos direitos femininos e a sua carreira, tendo frequentado a Universidade de Turim, onde se formou em Direito, em junho de 1881.
Posteriormente, Lidia foi admitida na Ordem dos Advogados e Promotores de Turim, mas só exerceu sua profissão por três meses, quando foi destituída e viu o seu sonho acabar.
O fato aconteceu devido ao procurador-geral da monarquia, com a alegação de que mulheres não tinham espaço para trabalhar no tribunal. Nesse meio tempo, Lidia não desistiu.
No entanto, somente em 1920, aos 65 anos, Lidia Poët foi readmitida na Ordem dos Advogados, graças a uma lei, de 1919, que passou a permitir a atuação de mulheres na advocacia.
Lidia morreu em 25 de fevereiro de 1949, aos 94 anos, mas seu legado nunca foi esquecido. Apesar de levar em conta fatos reais da personalidade histórica, a série da Netflix toma, da mesma forma, liberdades ficcionais.
O que a Netflix mudou em “As Leis de Lidia Poët”
Marilena Jahier Togliatto, uma das únicas parentes de Lidia ainda vivas, protestou os acontecimentos mostrados no streaming. Na visão da sobrinha-neta da advogada, não seria necessário mudar a trajetória.
“Ela nunca morou em uma vila em Turim. Ela morava em Pinerolo, em uma casa histórica no centro, acima das arcadas. Qual era a necessidade de distorcer a história? Ela já era aventureira o suficiente para permanecer fiel à realidade”, declarou ao La Stampa.
“O irmão de Lidia também não era casado, enquanto uma esposa aparece bastante na série: os dois viviam sozinhos com os empregados, eram uma família muito abastada e ambos pensavam única e exclusivamente no trabalho”, acrescentou ainda.
As duas temporadas de “As Leis de Lidia Poët” estão disponíveis na Netflix.