Ator que ficou famoso em “Cidade de Deus” descobriu protagonista de “Os Quatro da Candelária” no ônibus
Minissérie original da Netflix, “Os Quatro da Candelária” reúne elenco talentoso para contar, de forma ficcional, o caso brutal da Chacina da Candelária, que aconteceu em 23 de julho de 1993.
Um dos quatro protagonistas, no entanto, foi descoberto por Leandro Firmino, ator de “Cidade de Deus”, com quem contracena na produção. Saiba quem!
“Os Quatro da Candelária”: Leandro Firmino descobriu ator
Em “Os Quatro da Candelária”, a tragédia ganha vida sob a perspectiva de quatro jovens, em situação de rua, nas 36 horas que antecederam ao crime. Cada episódio, portanto, acompanha um dos protagonistas: Jesus (Andrei Marques), Douglas (Samuel Silva), Sete (Patrick Congo) e Pipoca (Wendy Queiroz).
Em 23 de julho de 1993, próximo à Igreja da Candelária, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, oito jovens sofrem assassinato por milicianos, que usavam a praça em torno da igreja como ponto de venda de droga.
Leandro Firmino, conhecido por interpretar Zé Pequeno em “Cidade de Deus” (2002), recebeu convite para uma participação especial na minissérie. O ator, como resultado, dá vida para o comerciante Paulinho, no episódio protagonizado por Samuel Silva.
O encontro, entretanto, não foi uma coincidência. De acordo com o criador da minissérie, Luis Lomenha, Leandro Firmino foi quem descobriu o ator-mirim Samuel Silva, enquanto andava de ônibus em São Gonçalo.
“Uma vez, o Leandro me ligou e falou assim: ‘Estou no ônibus em São Gonçalo e tem um moleque tocando violino muito bem. Ele tem 13 anos, se chama Samuel e me disse que quer ser ator. Sei que você está procurando, não quer dar uma olhada nele?’”, contou ao jornal O Globo.
Luis, em seguida, pediu um vídeo ao garoto, apenas como teste. Samuel, contudo, não tinha internet em casa, no bairro Coelho, em São Gonçalo. O jovem, contudo, foi para a casa de Leandro gravar o material que rendeu o protagonismo de “Os Quatro da Candelária”.
“Quando olhei, falei: ‘é ele’”, relembrou Luis Lomenha. O crime foi considerado um dos maiores da história do Brasil e surpreendeu pela crueldade de quatro homens, três policiais e um ex-PM, que atiraram enquanto as crianças e adolescentes dormiam ao relento.
A minissérie “Os Quatro da Candelária” está disponível na Netflix.