A figura mitológica Camazotz pode estar relacionada Eddie Munson, queridinho da 4ª temporada – e, abaixo, explicamos o porquê
Recentemente, a Netflix divulgou um novo teaser de “Stranger Things 5”. Nele, os títulos dos episódios da última temporada foram revelados – e um deles, “Fuga de Camazotz”, reforça uma teoria que já impera entre fãs da série desde o fim da 4ª temporada, lançada em maio de 2022.
Quem é Camazotz? Possível trama de “Stranger Things 5” motiva teoria
“Stranger Things 5”, última temporada da série de sucesso, será lançada em 2025 e já teve o nome de seus oito episódios revelados. Quase todos eles motivaram teorias sobre o desenrolar da trama – mas um deles, “Fuga de Camazotz”, chamou mais a atenção dos fãs do que os demais.
Isso porque Camazotz, que parece ser a figura central do 6º episódio da próxima temporada, é uma figura mitológica Maia bem peculiar. Com estimativas de ter surgido há milhares de anos, Camazotz é um deus-morcego, criatura que habita locais vistos como portais para o submundo, como cavernas.
Seu nome deriva de duas palavras da língua k’iche’: “kame” (morte) e “sotz” (morcego). Sendo assim, ele é uma criatura muito associada a histórias de morte, sacrifícios e violência. Nos registros do “Popol Vuh”, livro que remonta a cultura Maia, ele aparece como uma criatura terrível que não perdoa quem entra no submundo.
Eddie Munson morreu? Camazotz reforça suposição
Isso é especialmente curioso para fãs de “Stranger Things” devido à morte do personagem Eddie Munson (Joseph Quinn), na 4ª temporada da série. Na trama, ele finalmente toma coragem para ajudar os amigos em uma arriscada missão. Com isso, ele serve de isca para os “demobats”, criaturas horripilantes que se parecem e se comportam como morcegos.
Após o momento de bravura, porém, Eddie acaba muito ferido pela horda de “demobats”. Isso faz com que o personagem aparentemente sucumba aos ferimentos e morra. Seu corpo, inclusive, fica para trás no Mundo Invertido quando o elenco principal precisa sair dali.
Apesar de ter surgido na 4ª temporada, Eddie não demorou a se tornar um dos personagens mais adorados da trama. Por isso, a morte dele não só foi alvo de críticas, mas da criação de teorias sobre um possível retorno.
Para muitos, Eddie não morreu, e deve voltar como um híbrido do Mundo Invertido para ajudar os amigos. Para outros, ele se tornará uma figura maligna devido às mordidas dos “demobats”, e atrapalhará a missão deles. Acredita-se também que ele pode acabar se tornando um “escravo” de um ser maior do submundo – que pode inclusive ser Camazotz.