Em alta na Netflix, “Não Se Mexa” acompanha luta pela sobrevivência de protagonista, com final de significado profundo
“Não Se Mexa”, filme de suspense bombando na Netflix, deixou alguns espectadores confusos sobre o final. Com muitas reviravoltas, o longa acompanha uma mulher em luto, injetada com uma substância paralisante, enquanto corre contra o tempo para escapar de assassino cruel. Entenda o que acontece!
ALERTA DE SPOILER!
Final de “Não Se Mexa”: o que acontece no filme da Netflix
No filme da Netflix, Iris (Kelsey Asbille), que tenta encontrar paz no silêncio da floresta, esbarra com um serial killer, interpretado por Finn Wittrock, quando sua vida se transforma em um grande pesadelo.
Em “Não Se Mexa”, o serial killer consegue atraí-la ao convencê-la de desistir do próprio suicídio, injetando droga paralisante que leva 20 minutos para fazer efeito e pode durar uma hora no corpo.
Nesse meio tempo, antes de sequestrá-la, o criminoso revela ainda que passou por uma perda envolvendo sua namorada Chloe, que morreu em acidente de carro.
Expondo suas verdadeiras intenções, o serial killer, chamado Richard, planeja levar Iris para sua cabana, com o objetivo de torturá-la e afogá-la no rio. Antes que a droga faça efeito, a vítima bate o carro.
Para fugir, Iris se joga em um rio turbulento, indo parar no quintal de Bill (Moray Treadwell), já totalmente paralisada. Richard, dissimulado, decide procurá-la ao alegar ser um marido preocupado.
O serial killer apela desesperadamente ao senso de compaixão do viúvo, mas Richard é pego na mentira quando seu telefone toca. Anteriormente, o bandido afirma que o perdeu durante o acidente.
No entanto, Richard domina Bill, incendeia a cabana e quase deixa Iris para morrer. A jovem, apesar de paralisada, consegue puxar as cortinas, sendo resgatada pelo próprio serial killer.
Qual é o significado da última cena de “Não Se Mexa”
Iris, posteriormente, fica presa com Richard, que revela que o acidente de sua ex-namorada o trouxe clareza sobre o fato de ser um serial killer, ao receber ligação da própria família.
O serial killer vai direto para o lago, quando Iris recupera seus movimentos, esfaqueando o agressor e atirando nele com a sua própria arma. Richard cai na água, mas Iris não consegue subir no barco.
Os dois, eventualmente, conseguem chegar à terra firme. Após uma corrida contra o tempo para fugir do agressor, Iris consegue escapar, nas cenas finais.
Em sua despedida, Iris deixa Richard com as mesmas palavras do próprio despertar do serial killer: “Obrigada”. A experiência, em contrapartida, ensina uma lição poderosa para a protagonista.
“Para mim, o filme é uma conversa com ela mesma sobre a vontade de viver”, afirmou Kelsey, ao Tudum. “Isso é o que torna o gênero perfeito para esse tipo de exploração. Somos capazes de mostrar a paralisia existencial dela fisicamente, e não apenas metaforicamente”.
“Kelsey começa o filme desamparada”, comentou o produtor Sam Raimi, também ao portal. “Ela passou por muita coisa e sente como se estivesse no fim da linha. Acredito que, através da interação com o personagem de Finn durante o filme, mesmo sendo um suspense, também é um filme de personagem, e ela recupera aquilo que havia perdido, o desejo de viver”.
“Acredito que há um momento em que Iris escolhe viver, e não apenas sobreviver”, acrescentou a atriz, explicando o “obrigada” por trás do final do filme. “Isso foi o que ressoou em mim, lutar desesperadamente para superar algo que a deixou paralisada”.
“Kelsey colocou seu coração no filme e realmente fez essa jornada de alguém que estava sem esperança para alguém que recuperou a esperança”, completou Raimi. “Eu sei disso porque me sinto muito emocionado ao final deste filme. Ela tem uma alma e sabe como dar ao público uma amostra dessa alma na tela. É realmente algo lindo”.
“Não Se Mexa” está disponível no catálogo da Netflix.